Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Cuidados com cães e gatos

Elizabeth Nader

Um gato para adoção no Centro de Zoonoses

Cuidar de cães e gatos significa mantê-los em perfeitas condições de saúde e bem-estar, além de assumir total responsabilidade sobre os atos desses animais, evitando, assim, riscos ou incômodos às pessoas.

Os cães vivem de 12 a 15 anos, em média, dependendo do porte do animal. Os gatos podem viver até 19 anos. O responsável deve manter os cuidados com os bichos até o final da vida do animal.

Com a chegada do calor, é importante redobrar a atenção com os animais de estimação. Hirpertermia, infestações de ectoparasitas, picadas de mosquitos e pernilongos, viroses e doenças de pele são alguns dos problemas que acometem os animais nesse período.

Calor e chuva

Durante o verão também é mais comum a proliferação de pulgas e infestação por carrapatos. Especialistas indicam que, durante a estação, os banhos devem ser menos frequentes, pois diminuem o período de ação da maioria dos produtos usados no controle dos ectoparasitas. Neste caso, manter a pelagem do animal curta ajuda a ver possíveis parasitas.

O período de chuvas também aumenta a incidência de leptospirose, doença transmitida pela urina de ratos disseminada por enxurradas e alagamentos. Para prevenir essa virose, o animal deve ser vacinado regularmente. Animais que vivem em casa devem ter cuidados redobrados, por exemplo, no caso de roedores que podem transitar em busca de restos de alimentos, rações e mesmo fezes dos animais.

O câncer de pele é outra preocupação. Cães e gatos que têm a pele muito clara – ou rosada – quando submetidos à exposição ao sol também podem desenvolver sarcoma, que geralmente ocorre nas áreas sem pelo.

Alimentação

Há, no mercado, uma variedade muito grande de rações apropriadas para cada espécie e para a faixa etária do animal. Filhotes precisam se alimentar várias vezes ao dia em pequenas porções. Um cão na fase adulta deve ser alimentado duas vezes ao dia.

Higiene

Para cães é recomendado um banho a cada 15 dias com sabonete ou xampu apropriados para animais. Em gatos, o intervalo entre banhos pode ser maior. Em ambos os casos, o banho deve ser dado em dias de sol, nas horas mais quentes, secando-se bem o animal depois de limpo.

Vacinação

Além da vacinação anual contra a raiva, existem vacinas contra doenças específicas de cães e gatos que devem ser aplicadas pelo veterinário, de acordo com esquema sugerido abaixo:

Cães

45 dias - 1ª dose da V8 (protege contra oito doenças) ou V10 (protege contra 10 doenças)
66 dias - reforço da V8 ou V10
96 dias - reforço da V8 ou V10
90 dias - vacina contra a raiva

Gatos

60 dias - 1ª dose da tríplice ou quádrupla felina
90 dias - reforço da tríplice ou quádrupla felina
90 dias - vacina contra a raiva

Atenção: Todas essas vacinas devem ser reforçadas anualmente.

Última atualização em 21/07/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica