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Cras abriga programas de assistência social para família de baixa renda

Elizabeth Nader

Mulheres em oficina de corte e costura

Os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) são equipamentos públicos vinculados à Política de Assistência Social e são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. O município de Vitória possui a Gerência de Atenção à Família (GAF) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMA), que gerencia 12 CRAS.

Os CRAS funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Cada centro é referência para atender a um conjunto de bairros chamados de território. 

Público Alvo

Os serviços do CRAS destinam-se em especial à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente de vínculos fragilizados, pobreza, privação por ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros.

É importante destacar que nem todas as famílias que moram no território de abrangência do CRAS e que vivem situações de vulnerabilidade precisam ser obrigatoriamente inseridas no PAIF. O atendimento e o acompanhamento pelo serviço devem ser de total interesse e concordância da família, precedido da análise da equipe técnica, inclusive não constitui obrigatoriedade das famílias beneficiárias de programa de transferência de renda e dos benefícios assistenciais participar das ações do PAIF.

 Quem pode participar

A família que precisar de atendimento deve procurar o CRAS do seu território em dias de Acolhida, que pode ser individual ou em grupo, passando inicialmente pelo atendimento na recepção do CRAS.

Nos dias de Acolhida o técnico do CRAS atenderá a família, mesmo sem horário marcado, e nesse atendimento a família receberá orientações e encaminhamentos. Se não for possível concluir o atendimento no mesmo dia, a família é orientada a retornar com data e horário agendados para continuidade.

Cada CRAS tem dias e horários de Acolhida diferentes que podem variar de acordo com as demandas do serviço e do território. Procure saber os dias e horários da Acolhida no CRAS do seu território.

A família que nunca foi atendida no CRAS ou que não é atendida a mais de 1 ano pode ser atendida na Acolhida, mas deve apresentar CPF e comprovante de residência atual, além de agendar um novo atendimento para cadastramento ou atualização cadastral.

Documentos necessários para cadastro no CRAS

  • Documentos pessoais de todos os membros da família (RG, CPF, Título de eleitor, certidão de nascimento dos menores de idade sem documento)
  • Comprovantes de renda de todos os membros da família (Carteira de Trabalho, Contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de previdência)
  • Comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone ou carnê de IPTU; ou cartão Unidade de Saúde).

*Renda: A família que não apresentar comprovante de renda deverá assinar a Declaração de Renda fornecida pelo CRAS, informando a renda da família e se responsabilizando civil e criminalmente. Considera-se renda familiar o somatório de todos os rendimentos mensais brutos de todos os integrantes do grupo familiar, não considerando os benefícios socioassistenciais.

*Residência: A equipe técnica do CRAS pode realizar visita domiciliar para confirmar as informações declaradas pela família, inclusive comprovante de residência;

Atividades desenvolvidas

PAIF: O principal serviço ofertado nos CRAS

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com objetivo de desenvolver potencialidades e fortalecer os vínculos familiares e comunitários através de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O PAIF tem por finalidade fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, bem como promover seu acesso e usufruto de direitos e é realizado pela equipe de referência do CRAS, formada por profissionais de nível superior e médio, chamados de técnicos. Através do PAIF, os técnicos realizam diversas ações como acolhidas, atendimentos, visitas domiciliares, palestras, oficinas e ações comunitárias.

O CRAS não realiza atendimentos terapêuticos e psicológicos, que podem ser buscados nas Unidades de Saúde, nem atendimentos jurídicos, que podem ser buscados nos Juizados e Promotorias. O CRAS também não oferece aluguel social nem inscrição para programas habitacionais, estes atendimentos devem ser buscados na Secretaria Municipal de Habitação. 

Ações coletivas e acompanhamento familiar realizados pelo PAIF

Oficinas com famílias

As oficinas com famílias são encontros previamente organizados, com um ou mais encontros, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, conduzidas por técnicos do CRAS.

As oficinas têm por objetivo suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias ou de grande impacto no território, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários, da participação social e para a prevenção de riscos. Essas oficinas não têm por objetivos qualificar nem gerar renda, por isso, não são fornecidos certificados. Os munícipes interessados em se qualificar ou abrir seu próprio negócio podem procurar o Serviço de Inclusão Produtiva ou a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda.

Ações Comunitárias

As ações comunitárias possuem caráter coletivo e são voltadas para a dinamização das relações do território, possuindo estrutura maior que as oficinas com famílias, por mobilizar um número maior de participantes e por agregar diferentes grupos do território a partir do estabelecimento de um objetivo comum.

Acompanhamento Familiar

Algumas famílias apresentam situações de vulnerabilidades que precisam de uma maior proteção da assistência social para garantia de seus direitos socioassistenciais, demandando uma atenção diferenciada e um olhar mais atento dos profissionais do CRAS, pois caso não sofram imediata intervenção profissional, podem tornar-se risco social e/ou terem seus direitos violados.

Quando as famílias já estão com seus direitos violados, elas são atendidas e/ou acompanhadas por outra unidade da política de Assistência Social, chamada Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Endereços dos CRAS

12 ocorrência(s)
Nome da unidade Endereço Telefone
CRAS Alaides dos Anjos Avenida Leitão da Silva, 3375
Andorinhas
3332-7942
CRAS Adriana dos Santos Alves Rua Bertino Borges, 103
Antônio Honório
3317-8792
CRAS José dos Santos Rua Pedro Lima do Rosário, 186
Gurigica
3235-2605
CRAS Edelson Alves Batista Rua das Palmeiras, 305
Itararé
3215-3132
CRAS Maria da Glória Monteiro Alves Avenida Paulino Muller, 888
Jucutuquara
3132-8359
CRAS Claudionor Lopes Pereira Rua Dom Pedro I, 72
Maruípe
3314-5311
CRAS Parque Moscoso Rua Loren Reno, 115
Parque Moscoso
3132-8074
CRAS Olga Maria da Penha Ribeiro Rua General Câmara, 199
Praia do Suá
3315-4376
CRAS Judite Francisca Venâncio Rua Tancredo Neves, 79
Resistência
3225-2713
CRAS Izaltino Alves Rua José Francisco de Oliveira, 170
Santo André
3332-2001
CRAS Valcenir Patrocínio dos Santos Rua Albuquerque Tovar, 215
Santo Antônio
3132-8189
CRAS Emilio Francisco da Vitória Rua Flamboyans, 176
Universitário
3233-9685

Fonte: Secretaria de Assistência Social

Lista de endereços e contatos dos CRAS

Última atualização em 26/10/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

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