Os cidadãos podem conhecer on-line os serviços oferecidos pela Prefeitura de Vitória e saber o que fazer para utilizá-los. Mais de 600 serviços municipais estão cadastrados no Guia de Serviços, disponível na internet para consulta.
O guia é de fácil utilização: por meio de uma palavra-chave, o usuário pode adquirir informações quanto aos pré-requisitos necessários para obter o serviço, bem como onde buscá-lo e os telefones de contato para esclarecimento de dúvidas.
Além de estar disponível para a população no portal da Prefeitura de Vitória, também serve de base de consulta para o Sistema de Informações ao Cidadão, do qual faz parte o Fala Vitória 156 , a linha direta da população com a administração municipal, disponível de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.
Com esta iniciativa, a administração quer que os serviços públicos de sua responsabilidade sejam amplamente conhecidos e, com isso, o acesso a eles seja cada vez mais facilitado e assegurado.
Acesse aqui o Guia de Serviços
Fonte: Sec. Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana
Última atualização em 10/01/2017
As tarifas do serviço de táxi de Vitória foram reajustadas em 2015. Confira os novos valores
Bandeirada | R$ 4,44 |
Tarifa Quilométrica (Bandeira 1) | R$ 2,53 |
Tarifa Quilométrica (Bandeira 2)
|
R$ 3,04 |
Hora Parada | R$ 18,70 |
Volume para bagagem de até 20x40x60 cm | R$ 1,00 |
Volume para carrinho de supermercado | R$ 2,00 |
O reajuste foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes e Trânsito de Vitória (Comuttran), composto por representantes do poder público e da sociedade civil.
Última atualização em 05/02/2019
A fiscalização dos táxis de Vitória é feita em locais fixos, como a Rodoviária de Vitória e o Aeroporto Eurico Salles, e por fiscais rotativos em outros pontos da cidade. Há, também, um fiscal que circula pela cidade, dentro do veículo de fiscalização, identificando irregularidades.
A Prefeitura de Vitória fiscaliza os táxis legais e clandestinos de acordo com a regulamentação das Leis 7.362/2008, 7.100/2007, 6.081/2003, 5.432/2001 e dos Decretos 13.802/2008 e 12.163/2004.
Para denunciar alguma irregularidade com relação ao serviço de táxi é necessário ligar para o 156 Online e fornecer aos atendentes informações como os números da placa e da permissão do veículo, o local e o horário nos quais ocorreram as irregularidades. O serviço 156 funciona de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.
Última atualização em 17/06/2016
Vitória oferece o serviço de Táxi Acessível para o transporte de passageiros com mobilidade reduzida que utilizam a sua própria cadeira de rodas, como pessoas com deficiência, idosos e obesos. Já estão em circulação dez veículos adaptados, que possuem ponto livre na cidade. O serviço pode ser solicitado por telefone e aceita pedidos de agendamento.
Embora a prioridade no atendimento seja para pessoas com mobilidade reduzida, o serviço não é exclusivo para esse público, podendo atender ao chamado de qualquer pessoa, se estiver livre. O valor da tarifa não sofre alteração.
Quem utiliza o táxi acessível recebe um formulário de avaliação do serviço. Assim, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana busca obter subsídios para ajustar o serviço sempre que necessário.
Para solicitá-lo, basta contatar os táxis acessíveis:
Permissão | Telefone |
---|---|
0462 | 99917-7382 |
0463 | 99791-0505 |
0464 | 99844-6050 |
0465 | 99957-4489 |
0466 | 99767-2262 |
0467 | 99233-4412 |
0468 | 99828-7044 |
0469 | 99979-7633 |
0470 | 99506-0239 |
0471 | 99241-6960 / 99689-8674 |
0472 | 99805-6060 |
Última atualização em 01/02/2019
Samira Gasparini
O Ponto Vitória é um serviço oferecido aos usuários do transporte público da capital pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) que informa a previsão dos horários em que os ônibus passarão nos pontos de parada.
A consulta pode ser feita de qualquer lugar e a qualquer hora, por meio do site ou do celular, pelo aplicativo Vitória Online - disponível gratuitamente para Android e iOS. Os dados são atualizados diretamente do sistema de monitoramento da frota que compõe o serviço municipal de transporte coletivo.
A previsão dos horários é obtida por meio dos módulos GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalados em todos os ônibus que operam as linhas municipais e por informações fornecidas pelas empresas permissionárias.
O serviço disponibiliza ao cidadão melhor controle sobre os horários das linhas de ônibus que utiliza diariamente em cada ponto da cidade, permitindo ao usuário seguir para o ponto de parada restando poucos minutos para o embarque. Dessa forma, o Ponto Vitória proporciona mais conforto e segurança aos cidadãos.
Ao abrir o site do sistema, o cidadão primeiramente precisa identificar o ponto de parada de seu interesse. Para isso, há as opções de consulta por uma palavra-chave ou referência, pelo número de identificação do ponto, ou, ainda, por meio de um mapa que pode ser acionado na tela principal. Já para quem utilizar o serviço pelo celular, basta ativar o sistema de GPS do aparelho para que o Ponto Vitória realize a geolocalização automaticamente.
A partir da seleção do ponto de ônibus, o sistema exibirá as linhas que atendem o local. Ao clicar sobre a linha de interesse, o Ponto Vitória exibirá os tempos estimados de passagem dos próximos ônibus pela parada selecionada. O número de identificação do veículo que atende a linha também é mostrado.
Em virtude das atualizações constantes dos dados de localização, as estimativas de tempo de espera têm alto grau de acerto, com diferenças que chegam, em média, a dois ou três minutos (margem de erro), segundo testes realizados pela empresa desenvolvedora da tecnologia.
A previsão correta dos horários de ônibus pelo serviço Ponto Vitória poderá sofrer interferências e apresentar falhas em virtude de alterações repentinas nas condições de fluidez do trânsito, devido a, por exemplo, acidentes, início de obras nas vias públicas, desvios e aumento anormal do fluxo de veículos.
Outros fatores que também podem alterar a precisão do Ponto Vitória são problemas ou defeitos de funcionamento do módulo de transmissão de localização do veículo (GPS); quebra de veículo; ausência de atualização ou de associação pela empresa permissionária do veículo que opera na linha; passagem do veículo por área não coberta por sinal GPRS (celular); falha na comunicação do satélite e eventual falha no sistema de processamento de dados do servidor, entre outros. Portanto, os resultados exibidos pelo sistema Ponto Vitória são previsões.
A Prefeitura de Vitória não se responsabiliza por eventuais danos ou prejuízos que possam decorrer da interrupção ou ocorrência de falhas no sistema, bem como de erros de informação.
Última atualização em 20/06/2016
Elizabeth Nader
Os usuários do transporte coletivo podem consultar os itinerários dos ônibus que integram o sistema municipal, bem como ter acesso ao quadro de horários de saída dos coletivos dos pontos finais.
O acesso às informações pode ser feita a partir de três formas:
Última atualização em 20/06/2016