Atletas com deficiência têm estrutura para praticar esportes

Carlos Antolini
JIS - Natação

Atletas com deficiência contam com apoio da Secretaria Municipal de Esportes para treinos e competições nas modalidades de atletismo, natação, judô e jiu-jítsu. O município fechou parcerias com clubes e escolas para promover infraestrura para o desenvolvimento desses profissionais. Em alguns casos, há acompanhamento fisioterápico.

Atletismo

O atletismo é desenvolvido no núcleo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e no núcleo do Salesiano, que atuam com o paradesporto desde 2005. Há treinos regulares de segunda a sábado.

Ao todo, são atendidas 14 pessoas com deficiência visual, 12 mental, 22 com deficiência física, 12 atletas guias, dois fundistas adultos, dois fundistas juvenis e oito velocistas juvenis. Os dados são de novembro de 2010.

Os trabalhos fisioterápicos são realizados às terças e às quintas, das 14 às 18 horas. O grupo de pesquisa em tecnologias acessivas acontece às sextas, das 14 às 18 horas.

Natação

A natação atrai 104 pessoas de sete a 45 anos com variados tipos de deficiência no Clube Álvares Cabral, em Bento Ferreira. Há turmas de jogos recreativos ou esportistas, que envolvem iniciação, aprimoramento técnico e treinamento. Os dados são de novembro de 2010.

Artes marciais

Sete pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) praticam judô e jiu-jítsu na Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi. Os treinos acontecem as segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21 horas. Há turmas com crianças de até 12 anos e adultos. Os dados são de novembro de 2010.


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)