Unidade de transbordo recebe lixo coletado

Samira Gasparini
Central de Transbordo

Inaugurada em maio de 2008, a Unidade de Transbordo mudou definitivamente o tratamento do lixo coletado em Vitória. Com a implantação do sistema, os resíduos coletados na cidade de Vitória e levados até a unidade são transferidos dos caminhões compactadores diretamente para carretas basculantes, de 50 toneladas, que fazem o transporte do material para o aterro sanitário.

Com a mudança, os resíduos domiciliares não têm nenhum contato com o solo. Isso reduziu bastante os impactos ambientais gerados no meio ambiente, porque evita a contaminação do solo. Antigamente, a unidade funcionava como usina de lixo e, por isso, realizava a triagem e acompostagem de todo o material recolhido. Hoje, essas atividades foram desativadas e transferidas para outro local.

O local também recebeu algumas melhorias. Foram realizadas obras de captação do chorume (material altamente tóxico resultado da decomposição do lixo), drenagem superficial e pavimentação com asfalto, além de paisagismo e proteção, com replantio de plantas nos taludes e enriquecimento da cortina vegetal. O forte odor e os urubus, que tanto incomodavam a comunidade do entorno da área, desapareceram.

Além dos benefícios ambientais e visuais, a nova unidade passou a contar também com espaços disponíveis para o armazenamento de pneus em área coberta, recepção, seleção e destinação dos resíduos recicláveis (Coleta Seletiva) móveis e utensílios recolhidos pelo serviço Papa-Móveis, entre outros.

Onde fica

Rua São Sebastião, 405, Resistência (próximo ao Centro de Controle de Zoonoses) - Ver no mapa
Telefone: 3382.6773 (telefone do Gabinete do Secretário)

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)