Vitória tem táxi padronizado e taxistas uniformizados

Elizabeth Nader
Receptivo à turistas na Estação Porto

O serviço de táxi é de interesse público e a outorga depende de licitação prévia. A última foi iniciada em 2014 e finalizada em 2016, quando foram concedidas 108 novas permissões, tendo sido formado um cadastro de reserva com 50 candidatos. No mês de junho de 2018 foram convocados os candidatos constantes do cadastro de reserva, tendo 43 candidatos se apresentado e assinado contratos de permissão.

O prazo de permissão é de 18 anos, podendo ser renovado por igual período. Cada permissionário pode cadastrar até dois condutores auxiliares para operar o veículo. O município de Vitória possui atualmente 614 táxis legalizados. Anualmente, os táxis da capital são vistoriados, têm suas condições de uso avaliadas e os cadastros dos taxistas são atualizados.

Todos os táxis legalizados de Vitória podem ser facilmente identificados pela padronização da frota, exigida pela Lei Municipal 7.362/2008 e pelo Decreto Municipal 13.802/2008. A padronização tem a finalidade de garantir um serviço de qualidade e seguro aos usuários e aos operadores do sistema.

Os veículos padronizados possuem, nas laterais e nas partes traseira e dianteira, faixas nas cores laranja e amarela. O logotipo oficial dos táxis de Vitória e o nome da praça onde o veículo opera estão localizados nas portas traseiras.

Cartão do condutor

Os taxistas autorizados têm a logomarca do táxi bordada em seus uniformes. Eles portam, obrigatoriamente, na parte da frente dos seus veículos, um cartão do condutor, no qual o usuário do transporte encontra informações importantes de identificação do taxista, como o nome e o número da permissão. A cor dos cartões é alterada anualmente. Após a vistoria realizada em 2011, os cartões passaram a ser da cor vermelha.

Ficha para Recadastramento de Taxistas


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)