Publicada em 24/05/2018, às 14h30

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Ação de desratização encontra "atrativos" para roedores em vários locais


Divulgação Semus
Ação de desratização
Equipe do CVSA alerta que "canjiquinha" é atrativo para os roedores

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) está realizando uma grande ação de combate aos ratos no município. A campanha teve início no último dia 21 e está percorrendo toda a orla da capital, contando com a colaboração de 100 profissionais, até 29 de junho.

Uma das grandes dificuldades para eliminar os roedores é a quantidade de "canjiquinha" (milho triturado) jogada em vários cantos para alimentar os pássaros. O local mais crítico é a Curva da Jurema.

Segundo o diretor do CVSA, Manoel Coutinho Pimentel Junior, o combate e o controle dos roedores devem ser constantes e a população precisa ajudar tomando alguns cuidados. "Sempre orientamos aos moradores a não deixar alimentos a céu aberto e, principalmente, no chão. As pessoas construíram uma espécie de 'cumbuca' para colocar água e canjiquinha para os pássaros, só que isso também é um atrativo para os ratos", afirmou.

Ações

Diariamente, são realizadas ações para controle de ratos, mas essas intervenções simultâneas em vários pontos otimizam os recursos disponíveis e promovem resultados amplos e consistentes.

"A escolha dos locais para receber essas ações obedece a critérios epidemiológicos, que são: notificações de leptospirose, áreas sujeitas a alagamentos ou com habitações e saneamento favoráveis à proliferação de roedores, concentração de consumo e manuseio de alimentos, locais de grande circulação de pessoas e solicitações para execução de ações de controle de roedores".

André Sobral
Desratização nos quiosques e proximidades da Curva da Jurema
Campanha de desratização teve início no último dia 21 e está percorrendo toda a orla da capital

Raticidas

Os trabalhos consistem em aplicação de raticidas nos espaços públicos, como vias e logradouros, praças, parques, orla e feiras.

Cuidados

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os ratos transmitem, aproximadamente, 55 enfermidades. Uma delas é a leptospirose, que é transmitida pela urina dos animais e provoca febre e dores, podendo progredir a hemorragias e morte. É importante:

• Não jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;
• Colocar o lixo em sacos plásticos e em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente;
• Dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo;
• Acondicionar alimentos sempre em recipientes bem fechados;
• Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, a parte posterior de armários, gavetas e todo tipo de material que adentre no ambiente e possa servir de transporte ou abrigo de camundongos;
• Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada para os ratos;
• Instalar telas com menos de 1 cm de vão de diâmetro, grelhas, ralos do tipo "abre e fecha", sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses animais através de ralos, encanamentos ou outros orifícios;
• Não acumular entulho ou materiais inservíveis nas residências, quintais e terrenos baldios;
• Manter limpos e murados os terrenos baldios;
• Manter limpas as instalações de animais domésticos;
• Não deixar água e restos de alimentos de cães e gatos durante a noite nos quintais e residências.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)