Publicada em 27/05/2017, às 12h40

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maria

Agendamento on-line de consultas com vagas abertas a partir deste domingo


Diego Alves
Agendamento de consultas
Anderson Leão Alvarenga e Madalena Frechiani, que moram em Jardim Camburi, gostaram da novidade do agendamento de consultas
Diego Alves
Agendamento de consultas
Moradores participaram de várias atividades durante o lançamento do agendamento

Os moradores de Jardim Camburi receberam com festa o lançamento do agendamento on-line de consultas médicas, neste sábado (27). A unidade de saúde do bairro será a primeira a usar o sistema que promete ser um marco na área da saúde e acabar com as filas de marcação de consultas.

Anderson Leão Alvarenga e Madalena Frechiani, que moram em Jardim Camburi há 20 anos, aprovaram a iniciativa. "É um anseio da população local e mais uma prestação de serviço na assistência à saúde da atual gestão. Não resta a menor dúvida que vai trazer mais conforto", disse ele. A esposa concordou: "Jardim Camburi está de parabéns, pois é uma mudança necessária. É um conforto poder agendar a consulta de casa".

O conselheiro local de saúde Manoel Mendonça diz que é um marco para resolver o problema das filas de agendamento de consultas no bairro. "Foi uma grande sacada da Prefeitura. Estamos felizes por essa novidade que vai beneficiar muito os moradores de Jardim Camburi".

Antes mesmo da solenidade, os moradores participaram animados das atividades programadas: aula de alongamento e zumba. Eles também receberam orientações de saúde.

Marcação

Inicialmente, a ferramenta estará disponível nas US de Jardim Camburi e Bairro do Quadro, mas a novidade será implantada gradativamente em todas as unidades do município.

A partir do domingo (28), o sistema de agendamento será aberto com oferta de 1.220 vagas para o período de 1º de junho a 1º de julho. O acesso ao sistema será por meio do portal da Prefeitura de Vitória (clique aqui) e pelo aplicativo do Vitória Online. O serviço também será oferecido para a US do Bairro do Quadro a partir do final de junho.

Cidade inteligente

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que é momento de comemorar. "Estamos trabalhando com o conceito de cidade inteligente, o que ajuda na gestão dos serviços e na melhora do atendimento, promovendo uma cidade mais justa, mais humana e mais feliz".

Com o lançamento do agendamento on-line de consultas, a Prefeitura de Vitória cumpre mais um compromisso de melhorar a qualidade do acesso à assistência em saúde e de humanizar o atendimento, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta nesse processo, que gradativamente será estendido para todas as unidades de saúde do município.

"O agendamento on-line de consultas representa um marco na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que tem como missão eliminar as filas de espera por marcação de consultas, organizando e otimizando o agendamento e possibilitando um atendimento mais justo e mais humano", afirmou a secretária da Saúde, Cátia Lisboa.

Serviços

Atualmente, a Unidade de Saúde de Jardim Camburi tem cadastrados 38 mil moradores. Além das consultas médicas - clínico, ginecologista e pediatra -, que passarão a ter marcação on-line, a unidade disponibiliza outros serviços que continuarão a ser agendados no próprio local: atendimento com psicólogo, assistente social, enfermeiro, dentista, consultas de pré-natal, grupos de hipertensos e diabéticos (hiperdia), atendimento em saúde mental, controle de tabagismo, orientação à atividade física, entre outros.

Além das consultas agendadas, a equipe da US também estará à disposição para atender a casos de intercorrências, ou seja, demandas de moradores que apresentam mal-estar e sintomas que precisam ser avaliados. "As equipes farão a avaliação inicial para definir o melhor encaminhamento de atendimento à necessidade do paciente", esclareceu a diretora da US, Maiara Soares Baratela.

"Há uma expectativa positiva muito grande com o agendamento on-line porque vai ajudar a organizar, otimizar e humanizar o sistema de marcação de consultas da unidade", afirmou a diretora.

Diego Alves
Agendamento de consultas
Prefeito disse que o município está trabalhando com o conceito de cidade inteligente
Diego Alves
Agendamento de consultas
Moradores participaram animados das atividades programadas: aula de alongamento e zumba
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)