Publicada em 16/10/2018, às 17h17

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Agendamento online do Cras é destaque em guia de boas práticas da América Latina


Diego Alves
Agendamento On-line CEU
Prefeito Luciano Rezende lançou agendamento online no Cras do CEU Grande São Pedro
Diego Alves
Agendamento On-line CEU
Ferramenta de agendamento online do Cras vai beneficiar 7 mil famílias da Grande São Pedro

Nesta terça-feira (16), o agendamento online para os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ficou disponível para as cerca de 7 mil famílias referenciadas na unidade do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Grande São Pedro, que foi inaugurado em julho.

Lançada em abril deste ano, a ferramenta já está mudando a rotina dos usuários de sete territórios, que podem agendar todo tipo de serviço por meio de aplicativo Vitória Online ou do site da Prefeitura de Vitória.

A praticidade, a segurança e a transparência possibilitadas pelo agendamento online - desenvolvido por colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) - despertaram o interesse da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e ganharão destaque na próxima edição do Guia de Boas Práticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável.

O guia reunirá experiências de vários países da América Latina e Caribe e tem como objetivo evidenciar casos de sucesso e contribuir com sua aplicação em outros locais.

Resultados

"Essa ferramenta foi desenvolvida aqui mesmo, com nossos servidores, e já está dando resultados positivos nas unidades onde foi implantada. Vamos falar disso na publicação. Estamos entregando o fim das filas e o fim da dificuldade para conseguir uma vaga de atendimento", comemorou o prefeito Luciano Rezende.

Facilidade

Liderança entre catadoras e desfiadeiras na Ilha das Caieiras, Kelly do Nascimento Moreira é uma das beneficiadas. "Esse serviço facilitou a vida até de quem não sabe mexer com celular ou não tem internet. Porque a pessoa pode vir aqui fazer o agendamento a qualquer hora do dia, sem fila. Antes, era preciso chegar muito cedo para garantir uma vaga", contou.

A vizinha Solange Ribeiro da Silva, também desfiadeira, confirmou: "Depois que o Cras veio para cá, tudo está mais fácil e melhor. O prédio é melhor e parece até que tem mais vagas agora", disse.

Próximo beneficiado

No próximo dia 25, o serviço será lançado no Cras Parque Moscoso, contemplando as famílias de Cabral, Capixaba, Cidade Alta, Centro, Fonte Grande, Ilha do Príncipe, Moscoso, Parque Moscoso, Piedade, Quadro, Santa Clara e Vila Rubim.

O serviço de agendamento online do Cras já foi implantado nestes territórios: Santa Martha, Praia do Suá, São Pedro II, Jucutuquara, Continental e Itararé.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)