Publicada em 10/01/2019, às 14h43 | Atualizada em 10/01/2019, às 14h43

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi

Agendamento online para marcar vacinação nas unidades de saúde de Vitória


Leonardo Silveira
Nilzete - Profissional da Saúde
Pacientes podem agendar dia e hora para vacinar nas unidades de saúde

A partir desta quinta-feira (10), o agendamento online nas unidades de saúde será ampliado e os pacientes também vão poder marcar as vacinas de rotina. Atualmente, a ferramenta é utilizada para agendar consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, com psicólogos e assistentes sociais.

O objetivo da ampliação do sistema é garantir mais comodidade e segurança às pessoas que preferem se vacinar com horário marcado, sem enfrentar filas ou esperar.

Inicialmente, a novidade foi implantada em três unidades: Ilha das Caieiras, Jardim Camburi e Praia do Suá. Mas a Prefeitura de Vitória já estuda a ampliação para outras US. "Nesse primeiro momento, iremos avaliar o comportamento do sistema e dos usuários, fazendo os ajustes necessários de acordo com as demandas das pessoas", explicou a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Ela ressaltou que as vacinas continuarão sendo aplicadas mesmo para os munícipes que não agendarem a imunização. "Essa é mais uma ferramenta disponível para os nossos usuários. Nosso objetivo com o agendamento online é dar mais opção, conforto e comodidade às pessoas que utilizam nossos serviços de saúde", explicou Cátia.

Como funciona

O munícipe pode acessar o agendamento online no portal da Prefeitura de Vitória e no aplicativo Vitória Online.

Após escolher "saúde" na aba categoria, o morador deve selecionar o serviço "vacinas" e escolher a unidade de saúde, a data e, em seguida, o horário.

Agendamento online

O agendamento online de consultas foi implantado em todas as 29 unidades de saúde da capital, buscando garantir ao processo de marcação mais transparência e, aos usuários, mais comodidade e praticidade.

Afinal, com apenas um clique no celular ou no computador, a pessoa consegue visualizar a agenda do profissional de saúde e marcar na hora a consulta de que precisa, sem enfrentar filas e sem precisar se deslocar até a unidade para isso.

Segundo dados do sistema, até dezembro de 2018, 79% das consultas que são ofertadas também pela internet foram agendadas pelos pacientes por meio do agendamento online.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)