Publicada em 24/05/2018, às 13h49

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Bairro República recebe feira de adoção de cães e gatos neste sábado


Yuri Barichivich
Feira de Adoção
Animais que são colocados para adoção são tratados e vacinados

Atualmente, estão alojados no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), em Resistência, 96 animais, entre cães e gatos, em busca de uma família e à espera de uma oportunidade de ter uma vida melhor. De janeiro a abril deste ano, mais de 90 animais deram entrada no CVSA, sendo que, desses, apenas 34 foram adotados.

Todo mês, o centro realiza a feira de adoção, a fim de solucionar o problema do abandono. A próxima está programada para este sábado (26), das 9 às 13 horas, na praça da bocha do Bairro República.

Adoção

Para a veterinária Renata Bessa, adotar um vira-lata pode ser uma grande vantagem. Por possuir diversidade genética, o cão é considerado mais saudável, forte e vive mais do que os cachorros de raça.

"Os cães vira-latas ficam doentes com menor frequência, e, além disso, costumam não desenvolver as doenças que são 'típicas' de determinadas raças, que podem levar a uma morte precoce ou a uma má qualidade de vida na velhice", explicou.

Como adotar

Para adotar um animal, é preciso ser maior de 18 anos, levar CPF, RG e comprovante de residência e gostar de bichos. Ao entregar o animal para adoção, a equipe do CVSA lembra que a pessoa se torna responsável não só pela alimentação do animal, mas também pela assistência veterinária, higiene, exercícios e pelo bem-estar dele.

Critérios de recolhimentos

O CVSA recolhe animais que trazem risco à saúde pública, como atropelados, aqueles que manifestam comportamento agressivo e fêmeas no cio.

Todos os animais recolhidos são submetidos a avaliação médica veterinária, tratamento, vermifugação, vacinação e, quando maiores de seis meses de idade, são castrados, microchipados e liberados para adoção, após ressocialização.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)