Publicada em 20/04/2018, às 09h54

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Banco de Alimentos: moradores de Maruípe têm palestra sobre alimentação saudável


Divulgação Semas
A nutricionista Marcelia de Souza fala sobre alimentação para famílias assistidas pelos Vicentinos
Moradores de Maruípe receberam dicas sobre como fazer uma alimentação mais saudável e com menos desperdício

Para aprender sobre alimentação saudável, com economia e com sabor, cerca de 30 pessoas ouviram atentamente a palestra da nutricionista Marcélia de Souza, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A apresentação foi na manhã desta quinta-feira (19), na Paróquia de São Cristóvão, em Maruípe.

A educação para a alimentação saudável é uma das atividades realizadas pelas equipes do Banco de Alimentos Herbert de Souza, do qual Marcélia é coordenadora. "A equipe fala sobre opções de baixo custo, escolhas saudáveis na hora das compras, aproveitamento de alimentos e uma série de dicas para preparar refeições saudáveis e saborosas para toda a família, com economia e sem desperdícios", disse.

As famílias foram convidadas pelo grupo de Vicentinos da igreja, tradicionais parceiros do Banco de Alimentos. O grupo presta assistência a pessoas da região e realiza palestras e oficinas educativas sobre saúde e alimentação. "A receptividade das pessoas é sempre muito boa", disse a nutricionista.

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS) representa uma importante ação de combate ao desperdício de alimentos, de enfrentamento à fome e de estímulo à solidariedade no município. Além dos alimentos que compõem a cesta básica - e que são distribuídos às famílias atendidas nos programas da Semas -, o BAHS possui câmara fria, que possibilita a captação de produtos perecíveis, como frutas, verduras e alimentos processados.

Empresas e moradores podem fazer doações ao Banco de Alimentos de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Todos os alimentos recebidos são avaliados pela equipe, que verificam as embalagens, prazo de validade e condições de consumo. 

"A responsabilidade de selecionar, descartar ou repassar para o consumo é do Banco de Alimentos. Os doadores não precisam se preocupar", disse a nutricionista. Em 2017, foram captadas 40 toneladas de alimentos, beneficiando 53 entidades e 8.692 famílias.

Onde fica
Rua Comissário Octávio Queiroz, 520, Armazém I da Conab, Jardim da Penha
Telefone: (27) 3224-6621
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)