Publicada em 16/07/2018, às 17h50 | Atualizada em 20/07/2018, às 15h11

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Biblioteca Municipal vai comemorar 77 anos com programação especial


Diego Alves
Inauguração da biblioteca municipal
No espaço, é possível consultar livros, jornais e revistas, além da locação das obras disponíveis no acervo com cerca de 17 mil títulos

Espaço voltado para o fomento da cultura por meio da literatura, a Biblioteca Pública Municipal "Adelpho Poli Monjardim", que funciona no Casarão Cerqueira Lima, na rua Muniz Freire, Cidade Alta, comemora 77 anos este mês. Para marcar a data, entre 23 e 28 de julho, o espaço irá realizar uma programação especial.

A programação inclui exposição de obras literárias, Banca Troca de Livros, encontro com escritor, lançamento de livros, homenagens a grandes nomes da literatura local, além de contação de histórias e peças teatrais.

"É com muita alegria que celebramos o aniversário da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que vem promovendo a difusão da leitura, do livro e da literatura no nosso município. Contamos com uma programação diversificada para todas as faixas etárias e aberta ao público", disse a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser.

Programação

Segunda a sexta-feira (23 a 27), das 12 às 19 horas
- Exposição de Obras Especiais do acervo da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Segunda a sexta-feira (23 a 27), das 13 às 18h30
- Banca Troca de Livros, na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Segunda-feira (23), das 14h30 às 16h30
- Poesia no Ônibus, com Ryan Carvalho e Ana Santana
Itinerário: Centro/ Shopping Vitória. Retorno: Avenida Vitória/ Praça Oito.

Terça-feira (24), às 15 horas
- Encontro com o Escritor Yan Brandemburg, na sede da Biblioteca Municipal

Quarta-feira (25), às 9h30
- Contação de histórias com o Grupo Chão de Letras, na sede da Biblioteca Municipal
- Encontro com o escritor Fernando Achiamé, na sede da Biblioteca Municipal, às 15 horas

Quinta-feira (26), às 19 horas
- Declamação da poesia "Arquitetura Literária" por Ryan Carvalho
- Apresentação e lançamento do Livreto de Cordel "Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim”, de Kátia Bóbbio
- Relato biográfico sobre Marien Calixte por Álvaro José Silva, da Academia Espírito-Santense de Letras; A leitura do Haikai: Marien Calixte por Ester Abreu e declamação de poesia do homenageado por Maria do Carmo Marino Schneider, ambas da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras.

- Sarau Poético em Homenagem ao escritor Marien Calixte com o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira
- Parabéns aos 77 Anos de Aniversário da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Sexta-feira (27), às 14h
- Encontro com o Escritor Ilvan Filho

Sexta-feira (27), às 14h30
- Contação de histórias com Vitor Passarim, na sede da Biblioteca Municipal

Sábado (28), às 9h30
- Contação de histórias com Marta Samor e Tiana Magalhães, do Grupo Chão de Letras
- Viver o Livro ao Vivo e em Cores, com a peça teatral "Para Sempre Rapunzel", do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, no CMEI Odila Simões, no Bairro do Quadro, às 10 horas

Breve histórico

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, ela abre ao público na avenida Capixaba, com um acervo de aproximadamente 2 mil exemplares, mobiliário moderno, sendo Paulo da Rocha Freire e Alfredo o biblio-pinacotecário Costalonga, o biblio-pinacotecário auxiliar.

A Biblioteca Municipal funcionou em vários espaços do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na avenida Vitória, até 1992. Em abril do mesmo ano, passou a funcionar na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

André Sobral
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Há dois anos, biblioteca funciona no Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta

No ano de 2015, funcionou na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, à época localizada no Centro Histórico. Desde 24 de junho de 2016, está no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta.

Acervo e projetos

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é um local onde o público pode ter acesso à literatura e à informação de forma gratuita. No espaço, é possível consultar livros, jornais e revistas, além da locação de obras disponíveis no acervo com cerca de 17 mil títulos.

A biblioteca oferece livros, jornais e revistas para consulta. Disponibiliza, em seu acervo acessível, áudio-livros e livros em Braille, além de CD´s e DVD’s que retratam a história nacional e internacional. Enciclopédias, dicionários, periódicos e literatura em geral também estão presentes. Entre os destaques, está um espaço inteiramente voltado para a literatura produzida no Espírito Santo, com uma diversidade de autores e gêneros.

O espaço também possui obras especiais, como “História da Companhia de Jesus no Brasil”, de Serafim Leite; "História do Espírito Santo”, 1ª edição autografada de Maria Stella de Novaes; "Quando o Penedo Falava", 1ª edição de Elpídio Pimentel; "Esboço dos costumes do povo espírito-santense", de Antunes Siqueira (1944).

Um dos projetos de maior longevidade realizado pela biblioteca é o Viagem pela Literatura, em atividade desde 1994. O projeto tem o objetivo de incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro e à literatura de forma lúdica e contribuindo para a formação humana e cultural de cidadãos.

Entre as atividades realizadas, que acontecem na sede da biblioteca e em diversos espaços do município, estão: Contação de Histórias, Encontro com Escritor, peças teatrais baseadas em livros, Saraus Poéticos, Círculos de Leitura, oficinas de poesia, curso e oficina de contação de histórias, Leitura no Parque/Praça e caixas-estantes e oficinas de arte. Ainda há ações como a Banca Troca de Livros e Gibis, Poesia no Ônibus, oficinas temáticas, palestras, lançamento de livros e exposições.

A biblioteca disponibiliza acesso à internet aos seus usuários. Nela, também está liberado o sinal de internet do Vitória Online para celulares, computadores e notebooks do próprio usuário, sem necessidade do uso de provedor comercial. Seu acervo também pode ser consultado pela internet.

Somente em 2018, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim foi selecionada para participar da nova fase do Conecta Biblioteca, programa da ONG Recode, que tem apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e Ministério da Cultura. A Biblioteca também foi premiada, por meio do Viagem pela Literatura, com o Prêmio Ricardo Oiticica – O Melhor em Práticas Leitoras – edição 2018, na categoria "Oralidade", voltado a projetos que valorizam a arte de contar histórias na promoção de leitura.

Quem foi Adelpho Poli Monjardim?

O nome da Biblioteca Municipal é uma homenagem ao romancista, historiador e geógrafo Adelpho Poli Monjardim. Filho do Barão de Monjardim e Berenice Poli Monjardim, ele foi deputado estadual e, por duas vezes, prefeito de Vitória.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, publicou livros como “O Tesouro da Ilha da Trindade” (1942), “Novelas Sombrias” (1944), “O Grande Almirante” (1976), “Os Imigrantes” (1980) e “O Saldanha do Meu Tempo” (1985). Faleceu em 06 de junho de 2003, aos 99 anos de idade.

Mais informações: (27) 3381-6926

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)