Publicada em 24/04/2018, às 09h25 | Atualizada em 14/05/2018, às 17h45

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Camburi recebe caminhada pelo fim da violência sexual infantojuvenil


Yuri Barichivich
Caminhada de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Caminhada em Camburi vai mobilizar a sociedade para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Em 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída após Araceli Cabrera, uma menina de 8 anos, ser sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória nessa mesma data, em 1973.

Para conscientizar a sociedade sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a praia de Camburi irá receber, no próximo domingo (20), a partir das 8 horas, mais uma mobilização do Fórum Araceli. A concentração será no segundo bolsão de estacionamento, em frente ao módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).

Equipes da Prefeitura, Ajudes, Conselho Municipal de Direitos Humanos, Avalanche Missões, Feelin Promoções e Eventos e  ONG Avalanche se juntarão às pessoas em uma grande caminhada.

Mobilização

Com o tema "Eu Protejo", diversas atividades intersetoriais estão sendo realizadas em vários equipamentos da administração municipal durante o mês de maio com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

"É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual", ressalta Patricia Hulle, membro do Fórum Araceli.

Caso Araceli

Há exatamente 45 anos, a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo foi assassinada em Vitória, num dos mais brutais crimes contra criança da história do Brasil.

O corpo, desfigurado, com marcas de tortura e abuso sexual, foi encontrado quase uma semana depois. A data de sua morte tornou-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através de lei sancionada pelo Congresso Nacional no ano de 2000.

Sobre o Fórum

O Fórum Municipal de Enfrentamento a Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes atua desde 2002 e é um espaço permanente de discussão das questões relacionadas à violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. As reuniões acontecem todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, às 9 horas, na Casa do Cidadão. Mais informações no email forumaraceli@gmail.com .

Serviço
Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Data: domingo (20), a partir das 8 horas
Local: concentração no segundo bolsão de estacionamento, próximo ao módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Camburi
Promoção: Fórum Araceli
Parceiros: PMV, AJUDES, Conselho Municipal de Direitos Humanos, Avalanche Missões, Feelin Promoções e Eventos.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)