Publicada em 26/05/2017, às 14h13

Por Kennya Gava, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Paula Bourguignon

Camburi recebe mobilização do Fórum Araceli neste domingo


Divulgação Seges
Mobilização Fórum Araceli
Fórum Araceli espera reunir centenas de pessoas em Camburi para fazer um alerta sobre a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes

A praia de Camburi recebe, neste domingo (28), às 8 horas, mais uma mobilização do Fórum Araceli, que reunirá diversas atividades com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O ato será no segundo bolsão de estacionamento (próximo ao hotel Ibis) e conta com o apoio da Prefeitura de Vitória.

No local, serão realizadas atividades de sensibilização e orientação às famílias, além de brincadeiras para a garotada, como palhaçaria, pintura de rosto, massagem para os pés dos pequenos e oficina de desenho. A pedido da organização do evento, as pessoas devem ir vestidas de camisa branca.

Equipes das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Educação (Seme) e Saúde (Semus), do Serviço de Atendimento à Vítima em Situação de Violência (SASVV) e da ONG Avalanche se juntarão às pessoas. Serão distribuídos fôlderes informativos e pulseiras com a frase “Eu protejo. Disque 100”. Durante todo o mês de maio, foram realizadas várias ações voltadas para a temática.

Para o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, a participação da sociedade em atos como o deste domingo são fundamentais para a sensibilização de todos. "Mobilizar a sociedade é essencial para prevenir a violência sexual contra nossas crianças e adolescentes. É também uma forma de chamar a atenção das famílias para que fiquem atentas, percebam os sinais e saibam a quem pedir ajuda. Precisamos proteger nossas crianças".

Araceli

No dia 18 de maio de 1973, Araceli, de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. A data ficou instituída como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

Segundo as estatísticas apresentadas pelo Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (Nuprevi), em 2016, foram 1.361 casos de violência contra crianças e adolescentes somente em Vitória. Ainda de acordo com o Nuprevi, 68% dos casos foram de violência dentro de casa, a maioria cometida por amigos, conhecidos, pais e padrastos.

"Por ser um crime que marcou o Espírito Santo e o Brasil, tivemos várias ações neste mês de maio voltadas para a temática de enfrentamento da violência sexual contra criança e adolescentes. Foram várias mobilizações, formações e fiscalizações. Discutimos formas para articular a proteção dessas crianças e desses adolescentes que precisam de alguma orientação sobre como fazer o encaminhamento para as redes de políticas públicas", explicou a gerente de Educação Infantil de Vitória e uma das coordenadoras do Fórum Araceli, Débora Almeida de Souza.

Fórum Araceli

Criado em 2002, surgiu após a implantação do Programa Sentinela em Vitória. Sua atuação se baseia na mobilização, no apoio, na capacitação de profissionais e em outras ações que objetivam enfrentar e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. As reuniões acontecem toda quarta-feira do mês, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)