Publicada em 24/05/2018, às 14h34 | Atualizada em 24/05/2018, às 14h34

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Coletivo Pêndulo promove mostra audiovisual sobre a água na Casa Porto


Imagem divulgação
Exposição Fonte
Exposição "Fonte" tem a proposta de refletir e questionar sobre os desdobramentos da água em vários aspectos do nosso dia a dia

Como parte da programação da exposição "Fonte", do Coletivo Pêndulo, acontece nestas quinta (24), sexta (25) e terça (29), sempre às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, a mostra #Conversanabeiradorio, que reúne diferentes vozes sobre a água.

Nesta quinta, acontece a exibição do filme "Vento Forte", de Patricia Antunes, que retrata a realidade dos pescadores artesanais por todo Brasil. Na sequência, haverá um bate-papo com Rosinéa Pereira Vieira, pescadora artesanal, marisqueira e presidente da Associação dos Pescadores de Porto de Santana e Adjacências (APAPS), em Cariacica, e com dona Rosa Maria, fundadora do grupo de Cultura Afro Kisile.

Na sexta, o público irá conferir o documentário "O Jabuti e a Anta", de Eliza Capai. O filme parte da seca que acabou com os estoques de água nos reservatórios da região do Sudeste para investigar as obras de reservatórios na região da Floresta Amazônica. Após a exibição, a roda de conversa é com Djekupe Marcelo Guarani, cacique da aldeia Ka´agwy Porã (Nova Esperança), Aracruz.

Encerrando a programação, na próxima terça, os integrantes do Coletivo Pêndulo, formado por Fredone Fone e Joana Quiroga, vai conversar com o público sobre as ideias e os caminhos que resultaram na exposição "Fonte".

Exposição

A exposição "Fonte" tem a proposta de refletir e questionar sobre os desdobramentos da água em vários aspectos do nosso dia a dia, por meio de instalações, vídeos e trabalhos interativos, um debate sobre a água em várias escalas.

A visitação acontece até 2 de junho. Terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e sábado, das 10 às 14 horas. O trabalho foi contemplado no Edital de Seleção de Projeto de Ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, ano 2017/2018, Categoria I - Exposição Artística, e é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura. 

Serviço
Mostra #Conversanabeiradorio
Quando: quinta (24), sexta (25) e terça (29), às 19 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico
Entrada gratuita
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)