Publicada em 15/08/2018, às 18h15 | Atualizada em 15/08/2018, às 18h25

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Naira Scardua

Comunidade será ouvida na definição de regras para o Atlântica Parque


Naira Scardua
Foto para matéria do Atlântica Parque
Nesta quarta-feira, Prefeitura de Vitória e Vale se reuniram para definir a forma como a população será ouvida para definição das regras do parque.
Leonardo Silveira
Pista de Bicicross no Parque Zé da Bola
Bicicross é uma dos serviços que estará disponível no parque, que contará também com área de musculação, atividade funcional e local para caminhadas.

O Atlântica Parque, que está sendo construído pela Vale no final da praia de Camburi, promete ser um dos maiores espaços esportivos públicos de Vitória com 19 mil metros quadrados.

E representantes da comunidade serão ouvidos na elaboração das regras de uso do local, que será administrado pela Prefeitura de Vitória assim que ficar pronto, em dezembro deste ano.

Nesta quarta-feira (15), representantes da Vale e das secretarias municipais de Esportes e Lazer (Semesp) e de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) se reuniram para definir a forma como a população será ouvida.

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, destaca que esse é o princípio da gestão compartilhada: "Cada morador tem um olhar, uma percepção do uso do espaço, por isso é tão importante ouvi-los. E quando a pessoa participa de todas as etapas do processo, ela se sente parte daquilo e cuida melhor”.

Enquete

O parque terá campo de futebol, pistas de skate, de bicicross, área de musculação, atividade funcional e local para corridas e caminhadas. É preciso que cada uma dessas áreas seja utilizada da melhor forma, com preservação e harmonia.

A equipe responsável vai analisar a experiência realizada em parques semelhantes não só no Espírito Santo, mas também em outros estados. Vai haver também uma "Enquete Aberta", que será feita através da internet, com perguntas relacionadas ao uso do parque. Dessa forma é possível colher opiniões e usar como referência para a etapa mais específica.

Workshop

Logo depois será feito um workshop, com a participação de 30 a 35 pessoas representantes dos principais frequentadores do espaço, como skatistas, jogadores de futebol, frequentadores da orla, donos de animais de estimação, praticantes de bicicross e empreendedores. Com o resultado desse trabalho, as regras ficam definidas de forma que a comunidade participe ativamente de todas as etapas.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Waguinho Ito, reforça a importância do parque para a cidade de Vitória: "Com certeza é um ganho para a capital, e vai fazer a alegria dos esportistas e também ser mais uma área de lazer para as famílias".

Participação popular

Desde o início do projeto a população tem participado ativamente do parque, inclusive o nome do local, Atlântica Parque, foi escolhido em uma enquete virtual. Foram os moradores também que sugeriram a utilização do espaço para a construção de áreas de convivência e de esporte.

A Vale está construindo o parque como parte do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o governo do Estado.

A gerente de Relações com a Comunidade da Vale, Roberta Atherton, reforçou a importância da participação da comunidade: "É importante ouvir a população para que o parque seja um espaço de harmonia, de convivência e promoção da qualidade de vida".

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)