Publicada em 12/09/2017, às 18h35

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Curta "Na Quebrada" será exibido no Festival de Cinema de Vitória no sábado


Foto Divulgação
Na Quebrada
"Na Quebrada" gira em torno de dois jovens que saem pela comunidade de São Pedro em busca de um produto típico da região para oferecer ao estrangeiro

Com a proposta de levar formação cultural e artística para os jovens da cidade e, principalmente, os que vivem nas proximidades da Grande São Pedro, a Casa da Juventude é um espaço que estimula a criatividade. Um dos resultados desse trabalho é o curta-metragem "Na Quebrada".

O trabalho, que foi elaborado, produzido, gravado e estrelado pelos jovens atendidos no local, será exibido neste próximo sábado (16), às 14 horas, no Theatro Carlos Gomes, na 2ª Mostra Cinema e Negritude, que integra a programação oficial do 24º Festival de Cinema de Vitória. O filme também foi selecionado para o Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo (Fecin), que aconteceu nos último dias 8 e 9 de setembro, em Muqui.

Para a secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, além do reconhecimento pelo filme, a experiência é enriquecedora para a vida. "A atividade estimulou, além da formação artística por meio do audiovisual e da cultura, aprendizados que eles irão levar para a vida, como técnicas de fotografia, filmagem e redação, além do trabalho em equipe. Foi uma ferramenta importante para todos eles".

Para o diretor do vídeo, José Augusto Muleta, ser selecionado para o Festival de Cinema de Vitória é uma grande vitória. "Foi um trabalho produzido com muito carinho, acreditamos nesse projeto. O objetivo foi levar um horizonte diferente, uma possibilidade nova de conhecimento para os jovens da região".

Curta

A história do curta "Na Quebrada" gira em torno de dois jovens que saem pela comunidade de São Pedro em busca de um “produto típico” da região para oferecer ao estrangeiro que visita a cidade. A proposta do trabalho é valorizar a cultura local, desconstruir preconceitos e acabar com o estigma que recai sobre a juventude, principalmente a negra e que vive na periferia. O trabalho foi todo gravado na região de São Pedro e tem trilha sonora de autoria do MC Islan Gusmão, morador da região.

Para a adolescente Thamires da Cruz Silva, que participou das gravações, a experiência de participar de um projeto audiovisual foi enriquecedora, tanto pelo aprendizado quanto pelo resultado final. "Foi a primeira vez que participei de um filme, e achei a experiência incrível. Ficou sensacional e superou todas as minhas expectativas".

Já o estudante Alef Alexandre Pereira destacou o talento dos jovens da região. "Esse vídeo mostra a potencialidade dos jovens e da nossa comunidade", disse.

Durante as gravações, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar conhecimentos de audiovisual e linguagem cinematográfica, valorizando a proposta de formação artística estimulada pela Casa da Juventude. "O que gerou esse excelente resultado foi o envolvimento de todos. Eles curtiram fazer e, por isso, o trabalho teve esse resultado", disse Muleta.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)