Publicada em 20/11/2018, às 19h04 | Atualizada em 20/11/2018, às 19h12

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi

Dia Mundial da Criança: alunos fazem sugestões e ganham conselho municipal


Diego Alves
Dia mundial da criança
Alunos tiveram encontro com prefeito Luciano Rezende e secretários na sala de reuniões do Palácio Municipal
Diego Alves
Dia mundial da criança
Estudante Maiara Coutinho leu a carta com as propostas dos adolescentes

A participação de Vitória no Dia Mundial da Criança, ação desenvolvida mundialmente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), resultou na criação de um conselho municipal de participação e protagonismo infantojuvenil de gestão da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Rezende, durante encontro com os estudantes que participaram da ação nesta terça-feira (20), na sala de reuniões anexa ao gabinete do Palácio Municipal.

O conselho será formado pelos adolescentes que participaram neste ano e em 2017 de debates sobre os caminhos do protagonismo jovem no desenvolvimento de Vitória e acompanharam a rotina da administração municipal. Ao fim do dia, eles entregaram ao prefeito uma carta com os pedidos deles para o município.

"Esse conselho está sendo criado para transformar em realidade as ideias que vocês colocaram na carta. Algumas dessas ações já são desenvolvidas pela gestão, mas queremos aproveitar as demais em nosso programa de governo com a ajuda de vocês", disse Luciano.

"O que faz um governo se renovar é o contato com os jovens. E cuidar com carinho dos jovens e de suas demandas é certeza de que estamos cuidando do nosso futuro. Quando recebo de vocês essas reivindicações, eu percebo que podemos trabalhar juntos para promover o melhor para a nossa cidade. A participação de todos vocês é fundamental", enfatizou.

Propostas

Durante a reunião de encerramento, a estudante Maiara Coutinho, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro, leu a carta com as propostas dos adolescentes. Entre os pedidos, destacam-se demandas por mais ações que promovam a igualdade entre os jovens, mais investimento em tecnologia nas escolas, além de reforço de ações na saúde, na segurança e na limpeza urbana.

"Quando damos nossa opinião e somos ouvidos, nos sentimos representados", disse Maiara, em nome dos alunos da rede municipal de ensino.

Atividades

Os alunos foram "secretários por um dia". Na parte da tarde, eles conheceram parte da administração municipal e acompanharam a rotina de trabalho de gestores e técnicos em várias secretarias municipais. Foi assim nas secretarias municipais de Educação (Seme), de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), de Obras e Habitação (Semohab), de Saúde (Semus), de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Assistência Social (Semas), de Esportes e Lazer (Semesp) e de Segurança Urbana (Semsu), além da Procuradoria Geral do Município (PGM). Veja galeria de fotos abaixo.

  • Imagem inexistente (71838)
Dia Mundial da Criança

Na parte da manhã, os estudantes participaram de uma ação alusiva ao Dia da Consciência Negra na Emef Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira. 

Gestão compartilhada

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, falou sobre a importância das atividades do Dia Mundial da Criança. "Hoje eles puderam viver a gestão compartilhada e perceber como funciona uma cidade que dialoga com todos que aqui habitam e que promove ações para que crianças e adolescentes tenham voz e sejam escutados", disse ela.

Compromisso

Luciana Phebo, coordenadora do Unicef no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, destacou o compromisso que o município assumiu ao participar do Dia Mundial da Criança.

"Me chama muito a atenção o compromisso da Prefeitura de Vitória com relação ao protagonismo infantojuvenil. Desde o ano passado, quando fizemos a primeira ação do Dia Mundial da Criança, podemos perceber os avanços e os investimentos na qualificação de pessoas e na continuidade do programa. Isso é compromisso, é chamar toda a cidade para participar", destacou.

Diego Alves
Dia mundial da criança
Reunião com os estudantes resultou na criação do conselho municipal de participação e protagonismo infantojuvenil de gestão da cidade
Diego Alves
Dia mundial da criança
Estudantes conheceram a estrutura da administração municipal e visitaram vários setores da PMV no Dia Mundial da Criança
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)