Publicada em 10/10/2018, às 19h00 | Atualizada em 11/10/2018, às 09h14

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Dia Mundial da Saúde Mental teve várias atividades no Parque Pedra da Cebola


André Sobral
Dia da Saúde Mental
Dia Mundial da Saúde Mental reuniu dezenas de pessoas em várias atividades na Pedra da Cebola
André Sobral
Dia da Saúde Mental
Maria das Graças Loureiro destacou que a ação é importante para dar visibilidade aos serviços ofertados para quem tem transtornos mentais

Famílias de toda a Grande Vitória foram até o Parque Pedra da Cebola, nesta quarta-feira (10), para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental. Crianças, idosos, jovens, homens e mulheres participaram de várias atividades que ressaltavam os benefícios das atividades físicas e artísticas e do convívio social para o tratamento dos transtornos mentais.

Houve dança, apresentação de capoeira e coral, pinturas, ioga, reiki, tai chi chuan e muitas outras atividades. A programação foi organizada pelo Núcleo da Luta Antimanicomial do Espírito Santo e contou com a participação de vários serviços de saúde mental da Grande Vitória.

Atenção

Maria das Graças Loureiro, uma das fundadoras desse núcleo, conta que ele procura se unir aos serviços ofertados na Grande Vitória todos os anos nessa data como forma de chamar a atenção da sociedade para a saúde mental.

"É uma forma de dar visibilidade a um serviço que a maioria da população não conhece. Dessa forma, contribuímos para reduzir o preconceito da sociedade em relação à saúde mental e defendemos os serviços que lutam pela cidadania e autonomia desses pacientes”, declara Graça.

Aprovação

Fábio Joaquim Nunes Teixeira, 40 anos, frequenta o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Ilha de Santa Maria e gostou muito do evento. "Havia muito tempo que não vinha aqui no parque. Gostei de voltar aqui hoje com tantas coisas boas acontecendo".

Regina Maria Martins, 58, gostou de todas as atividades, especialmente porque, segundo ela, são ações como essas desenvolvidas pelos Caps em Vitória que a fizeram melhorar a saúde. "Hoje sou uma pessoa independente, estudo, ando sozinha pela cidade, participo do centro comunitário do meu bairro. Ações assim fazem a diferença na vida das pessoas".

André Sobral
Dia da Saúde Mental
Fábio Joaquim Nunes Teixeira, 40 anos, frequenta o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Ilha de Santa Maria
André Sobral
Dia da Saúde Mental
Regina Maria contou que as ações do Caps em Vitória a fizeram melhorar a saúde

Saúde mental

O Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Vitória oferece cuidado integral aos moradores da capital que apresentem sofrimento psíquico.

A proposta é de reduzir esse sofrimento ao máximo e ampliar a inserção social, a autonomia e o protagonismo dos indivíduos, potencializando sua capacidade para lidar com a vida e os problemas.

Para tanto, existe uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) formada por ações e serviços específicos para pacientes de diferentes faixas etárias. A prioridade é daqueles que sofrem transtornos mentais e também dos usuários de álcool e outras drogas.

As ações de saúde mental são desenvolvidas inicialmente pelas equipes das 29 unidades básicas de saúde de Vitória, que procuram conhecer o indivíduo que necessita de atenção, assim como sua família e o contexto geral de cada situação. As informações ajudam a desenvolver estratégias de atenção e tratamento que contribuam para a redução do sofrimento e a melhor inserção social e familiar.

As equipes analisam a necessidade de agendamento de consultas em psiquiatria no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CME). Situações mais complexas são encaminhadas aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que oferecem serviços nos quais os usuários têm seu tratamento planejado de acordo com sua necessidade.

Centro de Atenção Psicossocial da Ilha de Santa Maria (Caps II)
Horário de funcionamento: 7 às 19h
Endereço: Rua José Carvalho, 408, Ilha de Santa Maria
Telefone: 3332-5110

Centro de Atenção Psicossocial de São Pedro (Caps III)
Horário de funcionamento: 24h
Endereço: Rodovia Serafim Derenze, s/n, São Pedro III (próximo ao Pronto Atendimento de São Pedro)
Telefone: 3332-8133

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogras (Caps ad III)
Horário de funcionamento: 24h
Endereço: Rua Álvaro Sarlo, s/n, Ilha de Santa Maria
Telefone: 3332-1651

Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I)
Horário de funcionamento: 7 às 19h
Endereço: Av. Amélia da Cunha Ornelas, 431, Bento Ferreira
Telefone: 3225-5497

Matéria relacionada

Assistidos da Casa Lar fazem piquenique no Dia Mundial da Saúde Mental

André Sobral
Dia da Saúde Mental
André Sobral
Dia da Saúde Mental
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)