Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Publicada em 16/04/2018, às 08h35 | Atualizada em 16/04/2018, às 14h28

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br)

Com edição de Matheus Thebaldi

Em 12 horas, chove o volume esperado para um mês em Vitoria


Diego Alves

Chuva

Pluviômetros registraram um volume de 138 milímetros de chuva nas últimas 12 horas

A Defesa Civil de Vitória alerta para o risco de ocorrências de deslizamentos e rolamentos de blocos nas áreas de risco da cidade. Os pluviômetros registraram um volume de 138 milímetros de chuva nas últimas 12 horas e 140mm nas últimas 24 horas, ultrapassando o que era previsto para todo o mês: 105mm.

Apesar do grande volume de chuva, as redes de drenagem no município e as estações de bombeamento estão funcionando normalmente. Foram registrados pontos de alagamento porque choveu mais que o previsto para todo o mês e também por conta da maré alta nesse período. Na manhã desta segunda-feira (16), a equipe da Defesa Civil atendeu a 32 ocorrências.

As estações de bombeamento de Vitória funcionam 24 horas por dia e são acionadas automaticamente para escoar a água para o mar. São elas: Estação Doutor Antônio Ferreira da Silva Pinto, em Santa Luiza (que nesta manhã retirava o equivalente a um caminhão pipa e meio de água das ruas por segundo); Estação Praia do Canto; e Estação Bento Ferreira/Santa Lúcia.

A Central de Serviços atua para minimizar os efeitos das chuvas. A varrição das vias e o trabalho de manutenção e desobstrução das redes de drenagem não impedem que, durante fortes pancadas de chuvas, pontos de alagamento apareçam. Para resolver o problema, as equipes ficam de prontidão. Muito lixo tem sido encontrado obstruindo as caixas-ralo, que recebem as águas das chuvas.

Trabalhos

"Por conta dessa forte chuva, as equipes estão intensificando os trabalhos em diversas vias para minimizar os impactos do temporal", disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

Diante desse cenário, as equipes da Prefeitura de Vitória estão de prontidão e sobreaviso para o atendimento de possíveis ocorrências e também para evitar transtornos causados pelas chuvas. As equipes estão fazendo o monitoramento das áreas de encosta e das estações de bombeamento. 

"Devido ao volume de chuva, a cidade já começa a entrar em regime de emergência. Ainda não tivemos ocorrências, mas é preciso ficar atento pois há risco de deslizamentos e rolamentos de blocos em morros da capital", disse o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

Alerta

A Defesa Civil está em alerta para atender a qualquer demanda da população. O munícipe pode acionar o plantão através do telefone (27) 98818-4432.

Árvores

Também foram registradas quedas de árvores e galhos, mas as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) estavam de prontidão para atuar nessas situações. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica