Publicada em 20/02/2018, às 17h27

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Escola da Vida: moradores de rua têm novas experiências em oficina de desenho


Guiomedce Paixao
Alunos da Escola da Vida participam de oficina Estratégias de Desenho
Pessoas em situação de rua atendidas na Escola da Vida participam da oficina "Estratégias no Desenho"

Três dias de experiências sensoriais e artísticas, aprendizado e crescimento. Essa é a proposta da oficina "Estratégias no Desenho", conduzida pelo artista plástico gravurista Luciano Feijão, para as pessoas em situação de rua assistidas da Escola da Vida. Mais do que ensinar técnicas, Feijão quer apresentar aos alunos novas formas de expressão, utilizando materiais alternativos.

A oficina tem sete participantes e se desenvolverá em três etapas: na primeira, os alunos trabalham com gaze; na segunda, pente de cabelo; e, na última, escova de dente. 

Eles vão aprender a manusear o material para depois fazer os desenhos com a ajuda de uma referência fotográfica - uma foto ou uma ilustração - e o auxílio do professor.

"É uma experiência coletiva de troca e de contato com realidades de vida muito diferentes umas das outras. Acredito que a oficina vai expandir o olhar do aluno para uma nova experiência gráfica, fazendo dessa atividade uma nova experiência também com o mundo", disse o professor.

A primeira aula foi realizada nesta última segunda-feira (19) e as próximas ocorrerão nesta quarta (21) e na sexta (22).

Conhecimentos

Divulgação Semas
Alunos da Escola da Vida participam de oficina Estratégias de Desenho
Segundo o professor Feijão, a oficina vai expandir o olhar do aluno para uma nova experiência gráfica

Para a oficina, os alunos não precisam ter conhecimentos prévios. "O desenho acaba sendo o resultado gráfico da experiência de cada um, ou seja, o desenho é pensado 'a posteriori' e não 'a priori'. É a abertura para uma experiência nova que leva ao desenho, e não o contrário", explica Feijão.

Luciano Feijão é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também foi professor. Atualmente, é ilustrador com publicações na Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique Brasil, Editora Abril e Editora Record.

Comunicação Visual

Entre janeiro e o início deste mês, foi realizada a oficina "Comunicação Visual e Plotagem", conduzida por um dos assistidos da Escola da Vida, Marcos Luiz de Castro, o Formiga. Foram 20 dias de atividade, em que o jornalista demonstrou complexas técnicas de comunicação e gráfica. Marcos Formiga é um exemplo das oportunidades proporcionadas pela Escola da Vida.

Escola da Vida

A Escola da Vida é o espaço onde os moradores de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social da Prefeitura de Vitória desenvolvem atividades visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento e autoconfiança, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança e de outras atividades, como rodas de conversas, exposições e cursos.

O objetivo da Escola da Vida é a ressocialização do indivíduo e a convivência familiar, além de estimular o lado empreendedor para que o atendido possa montar o seu próprio negócio e recuperar sua autonomia. A unidade funciona na rodovia Serafim Derenzi, 4452, no bairro São José.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)