Publicada em 18/01/2018, às 18h40 | Atualizada em 18/01/2018, às 18h42

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Josué de Oliveira

Fiscalização orienta catador e pescador sobre período de andada de caranguejo


Amilton de Brito
fiscalização caranguejo
As abordagens foram mais educativas, informando aos pescadores e catadores sobre a proibição
Amilton de Brito
fiscalização caranguejo
A fiscalização envolveu as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra

Uma ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra foi realizada na manhã desta quinta-feira (18) visando fazer um trabalho conjunto de fiscalização educacional para o primeiro período da andada do caranguejo-uçã, que vai até o dia 25 de janeiro.

Neste primeiro dia de fiscalização, as abordagens foram mais educativas, informando aos pescadores e catadores de caranguejos sobre a proibição conforme determina a portaria 019-R de 2017 do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Os trabalhos de fiscalização, iniciados hoje, terão o apoio das prefeituras do entorno e da Polícia Ambiental e Federal.

"Hoje foi realizado um trabalho voltado para a educação, informando e orientando aos pescadores e catadores sobre a proibição da venda, transporte, estocagem e cata do caranguejo-açu. Já a partir de amanhã (sexta-feira) e nos demais períodos da andada, a Gerência de Fiscalização agirá coibindo e multando quem for pego infringindo a lei”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

Segundo o secretário, por conta do trabalho educacional preventivo que vem sendo realizado, é cada vez menor o número de infrações nesta época da andada.

A fiscalização hoje, usando embarcações das prefeituras envolvidas, da Polícia Ambiental e da Polícia Federal, fez o trajeto começando pela foz do rio Aribiri (Vila Velha), canal de Vitória, Ilha das Caieiras, foz do Rio Santa Maria (Cariacica) e Canal dos Escravos (Serra).

Abordagens

Para alertar os comerciantes e cidadãos sobre a andada, equipes da Educação Ambiental da Semmam realizam, desde a última segunda-feira (15), uma intensa programação de visitas e abordagens educativas nos quiosques da Curva da Jurema e Camburi, bares e restaurantes.

"A captura e a comercialização do caranguejo-uçá de forma alguma serão toleradas, mesmo que sua procedência seja de outro estado, como Bahia e Maranhão. Faremos um trabalho educacional bem abrangente, justamente para que todos tenham a consciência da necessidade de obedecer à andada agora, garantindo a reprodução do crustáceo para o futuro. Nossa função é de orientação, mas agiremos com os rigores da lei, caso seja necessário”, destacou Luiz Emanuel Zouain.

Quem for flagrado capturando, comercializando ou consumindo o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão. As denúncias podem ser feitas através do Fala Vitória 156.

Acasalamento

A andada é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e a desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado.

A cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá estão proibidos desde a próxima quinta-feira (18) até o dia 25 de janeiro. Os outros períodos são: de 17 a 24 de fevereiro e de 19 a 26 de março, em todo o Espírito Santo.

Períodos de andada

1ª andada: 18 a 25 de janeiro
2ª andada: 17 a 24 de fevereiro
3ª andada: 19 a 26 de março

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)