Publicada em 06/12/2018, às 12h58

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi

Fumacê inicia novo itinerário para combate a mosquitos nesta quinta


André Sobral
Carro Fumacê
Carro fumacê utiliza a técnica UBV Pesado para combater os mosquitos Aedes aegypti
André Sobral
Carro Fumacê em ação nas ruas de Vitória
Aplicação de termonebulizador veicular ajuda a combater os mosquitos comuns

Começa nesta quinta-feira (6) o novo itinerário do serviço de aplicação espacial de inseticida, mais conhecido como fumacê. O objetivo é combater, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Também terá a aplicação de termonebulizador veicular, que combate os mosquitos comuns (Culex), os famosos pernilongos.

Confira o novo itinerário

Os primeiros bairros a receber o fumacê são: Santa Helena, Santa Lúcia, Barro Vermelho, Grande Vitória e Universitário. Os locais selecionados para receber a aplicação são escolhidos pela equipe técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA/Semus). O carro está circulando em dois horários: das 3 às 6 horas e das 19 às 22 horas.

"Levamos em consideração os bairros que apresentavam maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a quantidade de mosquitos verificados nas armadilhas de monitoramento e reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156", explicou o diretor do CVSA, Rogério Almeida.

Técnica

A técnica utilizada para o controle do Aedes é o Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, com um odor característico e pouca visibilidade.

Ações

Além de utilizar o fumacê, o CVSA também combate os mosquitos utilizando larvicidas biológicos em criadouros naturais ou por meio de visitas domiciliares.

O CVSA ainda realiza ações educativas em escolas, feiras, praças e avenidas movimentadas da cidade, alertando a população sobre os riscos do Aedes aegypti e formas de combate ao mosquito.

Check list

A população pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)