Publicada em 26/07/2017, às 18h05 | Atualizada em 26/07/2017, às 18h05

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Leo Vais

Gerência de Educação Ambiental comemora Dia Municipal do Manguezal em escola


Carlos Antolini
Atividades comemorativas do Dia do Manguezal
Atividade em comemoração ao Dia Municipal do Manguezal aconteceu na EMEF Rita de Cássia Oliveira, no bairro Resistência
Carlos Antolini
Atividades comemorativas do Dia do Manguezal
Participaram do evento mais de 400 pessoas entre estudantes, professores, pais e representantes da comunidade

Hoje se comemora o Dia Municipal do Manguezal, instituído pela Lei Municipal 8606/2013, e também o Dia Mundial do Manguezal. Para marcar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental (GEA), realizou uma ampla programação que aconteceu na EMEF Rita de Cássia Oliveira, localizada no bairro Resistência.

O evento, que contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouaim, faz parte também das comemorações dos 10 anos do Projeto de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal “Mangueando na Educação” e envolveu alunos do 3º, 7º e 8º, contando com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre estudantes, professores, pais e representantes da comunidade.

Os alunos e professores, junto com os educadores ambientais da SEMMAM, desenvolveram atividades como: roda de conversa com catador de caranguejo; apresentação do filme "Cine Mangueando"; apresentaração dos alunos para os resultados das percepções e análises juntos aos professores de Matemática e Ciências, referente à orla do bairro; visita técnica ao manguezal e apresentação de filmagens, feitas por um drone, que identificou os impactos no manguezal do bairro.

Os educadores ambientais apresentaram estudos e pesquisas sobre o ecossistema, por meio de materiais educativos disponibilizados pela Semmam/ GEA, além de exposição de fotos e de pranchas ilustradas com aspectos biológicos e socioambientais do manguezal de Vitória. A educadora ambiental Juliana Conde, coordenadora do projeto Mangueando na Educação, apresentou os resultados dos 10 anos do projeto.

Mangue

Vitória possui um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo. Este ecossistema é essencial para a sobrevivência de diversas espécies e proporciona um importante meio de sobrevivência para inúmeras famílias. Além disso, caracteriza a paisagem da cidade e tem enorme importância na cultura e história locais.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)