Publicada em 13/06/2018, às 08h02
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Moradores avaliam serviços de saúde de Vitória como "muito bons"
No mês de maio, os usuários dos serviços de saúde de Vitória consideraram muito boa toda a rede pública de saúde da capital. A avaliação foi realizada por meio de torpedos contendo notas que qualificaram os serviços. A média para toda a rede de saúde de Vitória foi de 8,66, o que representa o conceito “muito bom”. Veja o relatório completo.
A nota média dada pelos moradores às unidades de saúde ficou em 8,93, sendo que 12 obtiveram notas acima desse valor, com conceitos "ótimo ou excelente".
O destaque de maio é a unidade de Santa Luiza, que ficou com a melhor avaliação: 9,37. As outras 11 unidades com notas acima da média foram: Andorinhas, Praia do Suá, Fonte Grande, Jardim da Penha, Vitória, Maruípe, Itararé, Jesus de Nazareth, Bairro do Quadro, Bonfim e Forte São João.
Para a diretora da US Santa Luiza, Rebeca Bittencourt de Araújo, esse resultado é fruto do comprometimento da equipe em tornar o serviço mais humanizado.
"Mesmo com o aumento da busca pelos serviços de saúde, trabalhamos para garantir a qualidade no atendimento e no acolhimento das pessoas. Também buscamos a excelência dos serviços por meio do aprimoramento dos fluxos e dos processos de trabalho, de maneira que a população encontre o atendimento de qualidade que ela merece", explicou Rebeca.
PA
Além das unidades de saúde, os munícipes também avaliaram os serviços ofertados nos Pronto-Atendimentos (PA) e nos Centros Municipais de Especialidades (CME). Em maio, o PA da Praia do Suá recebeu nota 7,53 e o de São Pedro, 7,40. Já os CME´s ficaram com a média 9,37.
Qualidade dos serviços
Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o sistema de avaliação por SMS é uma ótima forma de receber o retorno dos cidadãos quanto à qualidade nos serviços prestados na rede municipal. "Trabalhamos buscando oferecer um serviço de excelência para a população e, por meio da tecnologia, podemos nos aproximar mais das pessoas que utilizam nossas unidades e entender melhor suas demandas".
Sistema
Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.
Ele permite ao usuário avaliar quantitativa e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Por isso, 24 horas após os atendimentos, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.