Publicada em 06/12/2017, às 18h56 | Atualizada em 06/12/2017, às 18h56

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Operação tapa-buracos é realizada diariamente, com chuva ou com sol


Central de Serviços
Asfalto na Praia do Canto
Com sol é usado o asfalto a quente para tapar os buracos nas vias
Central de Serviços
chuva
Central de Serviços usa o asfalto a frio em dias de chuva

As operações tapa-buracos são realizadas diariamente em Vitória, com sol ou chuva. Em tempo seco, a recomposição é feita com asfalto a quente. Com as chuvas ou mesmo com o tempo excessivamente úmido, as usinas de asfalto não conseguem produzir o composto a quente ou não conseguem levá-lo até seu destino na temperatura e na umidade ideais de aplicação no pavimento.

É usado então o asfalto a frio, também conhecido como asfalto ecológico, que é transportado em sacos de 20 quilos em carros pequenos e usado mesmo sob chuva. Quando o buraco atingiu a camada mais profunda do pavimento, a recuperação é feita com blocos de concreto e solo brita.

Mensalmente, são usadas, em média, 300 toneladas de asfalto a quente. Nesse período de chuvas intensas, as equipes da Central de Serviços só conseguem trabalhar com o asfalto a frio. Nos últimos 15 dias, já foram usadas 34 toneladas de asfalto a frio. "Nosso objetivo é manter o pavimento en condições de trafégo seguro", explicou o secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves.

Vistorias

O serviço tem o objetivo de manter em boas condições os cerca de 400 quilômetros de vias asfaltadas da capital. As operações tapa-buracos são realizadas a partir das vistorias feitas pelos funcionários da Prefeitura de Vitória. A população pode ajudar a identificar as ruas com necessidade de recuperação asfáltica pelo Fala Vitória 156.

Origem dos buracos

Em sua maioria, os buracos têm origem nas constantes e necessárias escavações e recomposições nas vias, que ao longo dos anos provocam fissuras na junção entre o pavimento e os reparos. Com as chuvas, a água penetra nessas fissuras, pressionada pelos pneus dos veículos, e desagrega as demais camadas do pavimento abaixo do revestimento, provocando os buracos.

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