Publicada em 27/05/2017, às 13h55

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Rejane Fialho

PMV toma providências contra site que replica conteúdo do portal oficial


Imagem divulgação
Portal
Site oficial da Prefeitura de Vitória é www.vitoria.es.gov.br

A equipe de Tecnologia da Informação que atua na Prefeitura de Vitória verificou que há um site identificado como prefeituradevitoria.com.br que tem replicado o conteúdo do portal oficial da Prefeitura. A administração municipal tem tomado providências para evitar que a população seja prejudicada.

"Já entramos em contato com os órgãos de controle para evitar prejuízos à população. Por enquanto, estão apenas sendo replicados os conteúdos e vamos discutir a propriedade intelectual e outras ações para garantir que munícipes não sejam prejudicados", explica o subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Dicas

O investigador de Polícia especialista em crimes virtuais e mestrando em Políticas Públicas Eduardo Pinheiro Monteiro afirma que algumas atividades na rede podem ter como finalidade vantagens indevidas ou a desestabilização de entidades. O policial deixa algumas dicas para que a população não caia em golpes praticados na rede:

"É importante evitar acessos por sites de busca porque podem direcionar a esses domínios. Em vez disso é importante que o próprio usuário digite o endereço na barra”.

Endereço

Outra observação feita pelo investigador é em relação ao cadeado amarelo localizado na barra inferior indicando que os dados daquele site são criptografados. "Deve-se ainda observar o endereço grafado com https que é um certificado de conexão segura”.

O subsecretário Márcio Passos reafirma que a Prefeitura está atuando para que sejam preservados dados e informações e tem tomado todas as providências cabíveis junto aos órgãos competentes para que não haja transtornos à população. O site oficial da Prefeitura de Vitória é www.vitoria.es.gov.br.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)