Publicada em 18/01/2018, às 17h54

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Josué de Oliveira

Praia de Camburi completamente liberada para banho


Kadidja Fernandes
Praia Placa de Balneabilidade
Ao todo, são 19 pontos próprios para banho na orla de Vitória

Turistas e moradores de Vitória podem curtir os dias de sol com tranquilidade na orla de Vitória. Ao todo, são 19 pontos próprios para banho. Deste total, nove são em Camburi, o que garante mergulho seguro em toda a extensão da praia.

Na Ilha do Boi e Ilha do Frade, 10 dos 11 pontos também estão liberados. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semman), apenas três pontos do litoral estão impróprios e quatro interditados.

Confira aqui a balneabilidade das praias

“A tendência, como acontece todos os anos, é ficarmos com nossas praias boas para o banho e a prática de esportes. Estamos realizando também a campanha Praia Limpa, onde nossos educadores ambientais estão abordando temas importantes como restinga, balneabilidade, resíduos e guarda responsável”, destacou o secretário Luiz Emanuel Zouain.

As mudanças das classificações de balneabilidade acontece por diversos fatores, como estiagem prolongada, chuvas e condições da maré. O banho em locais impróprios pode ocasionar infecção intestinal e diarreia.

Classificação

A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente pela Gerência de Controle Ambiental da Semmam, por meio da coleta de amostras de águas em 26 pontos da capital e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.

A coleta de amostras de água dos 26 pontos das praias de Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Ilha do Frade são feitas desde 1997 e os pontos onde elas estão fixadas foram escolhidos conforme critérios técnicos em locais onde possa ter fragilidades que venham a comprometer a qualidade da água, como por exemplo locais de saída de águas de drenagem.

Estas placas são atualizadas semanalmente, todas as quintas-feiras, de acordo com o que recomenda a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)