Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Publicada em 11/07/2019, às 14h03

Por Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br)

Com edição de SEGES/SUB-COM

Projovem de Santa Martha faz visita a exposição sobre corpo humano e evolução


Guiomedce Paixao

Museu das ciências da vida

Jovens tiveram a oportunidade de visitar a exposição "4ª Métrica do Corpo Humano", na Ufes

Com o objetivo de despertar a curiosidade e o fascínio pelas estruturas do corpo humano e pela diversidade dos vertebrados, os adolescentes do Projovem de Santa Martha visitaram a exposição "4ª Métrica do Corpo Humano", no Museu de Ciências da Vida, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na manhã desta quinta-feira (11).

A ação foi uma parceria com a Unidade de Saúde de Andorinhas. Na ocasião, os jovens aprenderam e reconheceram os órgãos vitais do ser humano e as particularidades de alguns animais e viram réplicas de fósseis.

"O que mais gostei da visita foi a parte dos esqueletos, o tamanho e a evolução deles. Como uma coisa tão pequena se transforma e evolui em um ser e uma espécie tão desenvolvida", disse Pedro Henrique Thomas da Silva, de 13 anos.

Já Rayssa Bernardo Soares, 15, comentou que pretende seguir na área de estudos sobre ciências. "Eu adorei tudo. Gostei quando mostraram o desenvolvimento do corpo humano e a nossa formação. Gosto muito dessa área da ciência humana".

Evoluçao

"O fóssil é um indício e um resquício de vida que existiu, seja ele físico ou um icnofóssil, que seria um traço de comportamento, uma pegada ou até mesmo as fezes encontradas. O fóssil é muito importante de ser estudado hoje em dia, principalmente, para entender como se dá a evolução das espécies. Podemos, assim, construir a árvore da vida e descobrir como surgimos e os demais animais. É como se fosse um quebra-cabeça e todas as peças vão se encaixando. Isso é fascinante", explicou o biólogo Nicolas Sunderhus.

Transformação

"Eu, como estudante de Fisioterapia, o que mais me fascina no museu é ver o contato e a visão das pessoas com o corpo e os demais animais. Seria essa ligação da ciência com a sociedade. Isso vai além de despertar a curiosidade de quem vem até aqui. Eles ficam admirados com coisas tão pequenas. Como nosso corpo é maravilhoso", explicou Lorena João Daniel, uma das instrutoras do Museu de Ciências da Vida e estudante do 5º período de Fisioterapia da Ufes.

Autoconhecimento

" O nosso objetivo com a visita foi de desenvolver e promover ações relacionadas à saúde integral com foco no autoconhecimento, no autocuidado e na valorização do corpo humano", explicou Josiane Gundim Santos, assessora técnica dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos do Projovem do Cras de Santa Martha.

Exposição "4ª Métrica do Corpo Humano"
Horário de funcionamento:
Terça a sexta: 8h30 às 12 horas e 14 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12 horas
Local: Espaço permanente do Museu de Ciências da Vida, atrás do Teatro Universitário, campus de Goiabeiras

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica