Publicada em 11/10/2017, às 06h30

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Público poderá assistir à peça "O Pastelão e a Torta" de graça em São Pedro


Raphael Diniz/Divulgação
O Pastelão e a Torta
Peça, que foi escrita na Idade Média, conta a história de dois mendigos, Julião e Balandrot, em busca de um suculento pastel e de uma apetitosa torta

As cortinas serão abertas para a 9ª edição do Circuito Cultural Unimed, que irá percorrer praças de cinco municípios da Grande Vitória. Nesta sexta-feira (13), às 16 horas, na praça Dom João Batista, em São Pedro, acontece a encenação do espetáculo "O Pastelão e a Torta", da Companhia Folgazões de Artes Cênicas.

A montagem estreou em 2010 e representou o Brasil em dois festivais de teatro latinoamericanos realizados na Colômbia.

A peça foi escrita na Idade Média, por autor desconhecido, e conta a história de dois mendigos, Julião e Balandrot, em busca de um suculento pastel e de uma apetitosa torta. Eles são vistos na janela de um casal de pasteleiros, Joaquim e Marieta. A partir daí, é uma trapalhada atrás da outra, o que garante muitas gargalhadas.

A apresentação do espetáculo é uma realização da WB Produções, com o patrocínio do Ministério da Cultura e Unimed Vitória e apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Folgazões

Fundada em 2007, a Companhia Folgazões de Artes Cênicas teve sua origem numa estética teatral própria estabelecida a partir de três diretrizes: o diálogo entre as linguagens da música, da dança e da arte da comicidade; a pesquisa das tradições culturais brasileiras, em especial do universo plural capixaba; e a utilização de espaços não convencionais para suas encenações, como praças, ruas e parques.

Em 2013, fundou sua sede, onde realiza apresentações, oficinas, preparação de elenco, filmagens e eventos culturais. Neste ano, comemora 10 anos de atividades com pesquisa, produção e ensino das artes cênicas. A companhia também é membro fundador do Corredor Criativo Nestor Gomes – APL de Economia Criativa do ES, reconhecida pelo Governo Federal.

Serviço
Espetáculo “O Pastelão e a Torta”
Quando: sexta-feira (13), às 16 horas
Onde: praça Dom João Batista – São Pedro
Aberto ao público
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)