Publicada em 21/11/2017, às 12h50

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Saúde realiza semana de ações e orientações sobre os riscos da raiva


André Luiz Silva Sobral
Vacinação contra Raiva
Vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenir a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou, nesta última segunda-feira (20), uma série de ações de conscientização sobre os riscos da raiva.

A orientação acontece devido a um novo resultado positivo para o vírus encontrado em um morcego (espécie Artibeus lituratus) recolhido em uma residência no bairro Joana D'arc (próximo do Parque Municipal de Barreiros). O animal foi encontrado pela responsável do imóvel junto aos seus três cães, que estavam brincando com o morcego.

Por esse motivo, a equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) vai realizar abordagens educativas em escolas e locais de grande movimentação nos bairros São Cristóvão, Santa Martha e Andorinhas, que estão inseridos no raio de 500 metros do local do foco. A medida de prevenção será realizada durante uma semana.

A moradora foi orientada a manter os cães isolados por 180 dias, mediante assinatura de termo de responsabilidade, bem como orientada a comunicar o CVSA sobre qualquer alteração de comportamento ou em caso de óbito dos animais.

Orientações

A Semus realiza o monitoramento do vírus da raiva na população de morcegos em todo o município e tem verificado a existência de animais infectados com a doença nessa região.

A raiva é uma doença grave e letal em 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhaduras e ou lambeduras.

O CVSA dá as seguintes orientações:

  • Caso tenha qualquer contato com morcego ou caso suspeite que tenha tido contato (por exemplo, acordar com o animal em cima da cama ou no quarto), procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua casa;
  • Caso encontre algum morcego vivo ou morto, em situação anormal (por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas e cortinas, em cima da cama, à luz do dia ou que adentre residências), não toque no animal e acione imediatamente o Fala Vitória 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do CVSA realize o recolhimento;
  • Para residências próximas a árvores com frutos, flores ou de áreas de vegetação mais densa, a orientação é que as janelas sejam protegidas por telas, para evitar a entrada desses animais nas residências.

Vacinação

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença e deve ser feita todo ano. A vacina é gratuita e está disponível no CVSA, que fica na rua São Sebastião, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.

Atividades

Segunda (20)
Abordagens na US Santa Martha e US Andorinhas no entorno do condomínio residencial no entorno da US Santa Martha

Terça (21), às 17 horas
Abordagens na feira livre de Andorinhas

Quarta (22), às 9h30 e às 15h30
Orientações no Cmei Maria Nazareth Menegueli 

Quinta (23)
8h30, 14 horas e 19 horas: 
Orientações na Emef Vercenílio da Silva Pascoal 

17 horas: Abordagens na feira livre de Joana D'Arc

Dia 28
Orientações na Emef Izaura Marques, em Andorinhas

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)