Publicada em 10/01/2019, às 18h27

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Semana intensa de oficinas e recreação na Colônia de Férias da Casa de Acolhida


Guiomedce Paixao
Casa de acolhida
Brenda levou os filhos e amigos para curtir a Colônia de Férias da Casa de Acolhida II
Guiomedce Paixao
Casa de acolhida
Cama elástica foi um dos brinquedos disponibilizados para a criançada

A 2ª Colônia de Férias da Casa de Acolhida II está agitando o verão de cerca de 60 crianças de Bela Vista e Inhanguetá. Iniciada na última segunda-feira (7), com intensa programação esportiva, cultural, artística e de recreação, a ação oferece ainda atividades para familiares, promovendo uma maior integração entre as equipes profissionais e a comunidade.

Marcando o encerramento da atividade, nesta sexta (11), será realizada uma festa à fantasia, com máscaras e decoração feitas durante a colônia de férias.

"Meus filhos vieram no ano passado e amaram a programação. Este ano, quiseram repetir e ainda me trouxeram", conta Brenda Miranda, mãe de Beatriz, de 14 anos, Nicolas, de 9, e Alexandre, de 8. "Meus amigos estão aqui e as brincadeiras e jogos são muito legais", disse o pequeno Alexandre.

Guiomedce Paixao
Casa de acolhida
Atividades foram oferecidas para crianças e familiares no decorrer desta semana
Guiomedce Paixao
Casa de acolhida
Cerca de 60 crianças de Bela Vista e Inhanguetá estão participando da atividade

Atividades

Oficinas de música, capoeira, basquete, vôlei, futsal e brincadeiras tradicionais, como queimada, futsabonete e pique-esconde, movimentaram a garotada durante a semana em horário integral: das 8 às 17 horas.

O espaço contou ainda com pula-pula, totó e pingue-pongue e os participantes ainda tiveram uma sessão no cinema.

Vídeo

Atividades não programadas surgidas da criatividade das crianças também encantaram a turminha. Foi o caso do vídeo protagonizado por Wellen Correa, de 8 anos de idade. "Eu entrevistei uma lixeira e ficou muito legal", conta.

Com a ajuda do produtor cultural Rodolfo Birchler, Wellen e a lixeira conseguiram passar uma mensagem educativa sobre a importância de descartar o lixo nos locais adequados, de forma lúdica e na linguagem das crianças. "Todas as nossas criações são construídas em conjunto, com as ideias deles. O objetivo é passar a mensagem educativa de forma esteticamente bem feita e envolvente", disse Birchler.

A Casa de Acolhida II é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para moradia de crianças e adolescentes entre sete e 18 anos incompletos que foram vítimas de algum tipo de violência e tiveram seus direitos violados.

Guiomedce Paixao
Casa de acolhida - produziu vídeo
Wellen Correa fez um vídeo tratando do descarte correto do lixo
Guiomedce Paixao
Casa de acolhida - professor
Pequena teve ajuda do produtor cultural Rodolfo Birchler
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)