Publicada em 13/08/2019, às 15h33

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Viagem pela Literatura faz apresentação com Grupo de Teatro de Bonecos Giramundo


Elizete Caser
Grupo Giramundo
Espetáculo "A Bela Adormecida" foi apresentado no palco do Centro Cultural Sesc Glória (ampliar)
Elizete Caser
Grupo Giramundo
Apresentação integra as comemorações dos 25 anos do Viagem pela Literatura (ampliar)

Como parte das comemorações dos 25 anos do projeto Viagem pela Literatura, a Biblioteca Adelpho Poli Monjardim realizou, nesta terça-feira (13), no Centro Cultural Sesc Glória, a primeira apresentação do espetáculo "A Bela Adormecida", com o Grupo de Teatro de Bonecos Giramundo.

As apresentações integram a atividade “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, que busca aproximar as pessoas da literatura, por meio de peças teatrais baseadas em livros.

As sessões tinham como público-alvo os parceiros do projeto, como Instituição Sarça, Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, Centro de Vivências, Circuito Cultural, famílias e jovens assistidos do Cras, Centros Municipais de Educação Infantil, além de artistas, contadores de história e público em geral.

Peça

O espetáculo "A Bela Adormecida" foi a primeira montagem do Giramundo, produzida de forma artesanal como passatempo e brincadeira familiar por Álvaro Apocalypse, sua esposa Tereza Veloso e Maria do Carmo Vivacqua Martins (Madu), aluna da Escola de Belas Artes da UFMG.

O trabalho faz parte do repertório do grupo. A adaptação foi realizada por Álvaro Apocalypse a partir do conto de Charles Perrault e, como o Giramundo, em seu início, contava apenas com três integrantes. Assim, todas as cenas foram construídas para, no máximo, três manipuladores. Os bonecos foram construídos de modo simples, na técnica de bastão, e modelados em “papier collé”.

Com o sucesso informal da brincadeira, o recém-formado grupo recebeu o convite do diretor do Teatro Marília, Júlio Varela, para uma temporada de "A Bela Adormecida". O Giramundo entrou em cena pela primeira vez no dia 8 de maio de 1971. O sucesso de público foi imediato, impulsionando outras temporadas e novas produções.

Viagem pela Literatura

O projeto Viagem pela Literatura é um projeto realizado pela Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, que é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.

Elizete Caser
Grupo Giramundo
Alunos da rede municipal e pequenos assistidos assistiram à peça e interagiram com personagens (ampliar)
Elizete Caser
Grupo Giramundo
Plateia lotada para acompanhar a apresentação da peça no Sesc Glória (ampliar)
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)