Publicada em 12/09/2017, às 18h35 | Atualizada em 12/09/2017, às 18h38

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Danielly Campos

Vistoria de prédios históricos iniciada para isenção de IPTU 2018


André Sobral
Fachada do Teatro Sesc Gloria
Sesc Glória está na lista dos 100 imóveis históricos que serão contemplados com desconto no IPTU

Os 181 imóveis históricos protegidos por lei que estão em bom estado em Vitória podem ter desconto de até 100% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em 2018. A vistoria anual para avaliação das condições das edificações foi iniciada nesta semana.

Em 2017, 100 imóveis de interesse de preservação histórica em bom estado conseguiram desconto de 50% a 100%, como o Sesc Glória e o Convento São Francisco. O benefício é previsto no decreto 14.072/08. O objetivo é incentivar a manutenção desses imóveis tão importantes para a cidade, segundo a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

"Essa política é um sucesso para a cidade. Além dela, que incentiva a boa conservação dos imóveis importantes para a nossa história, também pensamos dar outros incentivos econômicos. No próximo Plano Diretor Urbano (PDU), há a proposta de que essas edificações possam ‘vender’ seus potenciais construtivos, gerando também mais renda para que os donos possam reinvestir nesse patrimônio histórico tão importante para valorização da cidade", afirmou.

Quesitos

Vários quesitos na estrutura do imóvel e no estado de conservação são observados, entre eles, a situação do reboco e da pintura, a recuperação da cobertura e elementos de fachada, como esquadrias, vãos e adornos, segundo a coordenadora de Revitalização Urbana de Vitória, Anna Karine Bellini.

Cada item recuperado tem uma pontuação. A partir desse cálculo, os arquitetos e urbanistas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade classificam o estado da edificação.

Matéria relacionada

Idosos podem pedir redução no valor de IPTU

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)