Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Coleção José Costa: texto inédito e reedições sobre a história capixaba

Confira as produções da Coleção José Costa, editada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A Ilha de Vitória que Conheci e com que Convivi

Retorna ao passado da Ilha de Vitória. O autor Délio Grijó de Azevedo parte dos anos 30 e menciona os tipos folclóricos, os ditos populares e alguns costumes antigos, como os passeios de bonde, as noites de circo e de boemia e o namoro na Praça Oito.

A Mulher na História do Espírito Santo

Relata a luta das mulheres pela emancipação e afirmação profissional. O livro foi escrito no final da década de 50, tendo sofrido acréscimos da autora Maria Stella Novas, 20 anos depois, quando ela vendeu ao Instituo Jones dos Santos Neves os direitos autorais de alguns de seus textos inéditos para publicação. Ela foi uma precursora feminina no Espírito Santo em várias frentes e uma delas é a da pesquisa humana e científica.

Escola, Escola de Arte

Recupera a história do prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi). O texto de Adilson Vilaça é apoiado pela pesquisa de Eliomar Mazzoco.

Insurreição do Queimado

Comemorou os 150 anos da rebelião de escravos deflagrada na freguesia de São José do Queimado, então município de Vitória, que hoje pertence ao município da Serra. A eclosão da revolta, datada de 19 de março de 1849, teve como estopim a construção da igreja da freguesia, que exigiu "trabalho extra" dos escravos.

A edição do livro teve apoio cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, sendo realizada por meio da Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (Edufes), da Secretaria Municipal de Cultura e da antiga Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. O trabalho é uma reedição do livro "Insurreição do Queimado", publicado em 1979, pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida.

Logradouros Antigos de Vitória

É a reedição do mais importante livro do memorialista e cronista Elmo Elton. A primeira edição de Logradouros Antigos de Vitória é de 1986, inaugurando a coleção Temas Capixabas, do Instituto Jones dos Santos Neves.

Os Dias Antigos

Retrata, embalado na história testemunhal, o cotidiano de Vitória na Era Vargas (1930-1945) e é o primeiro volume da Coleção José Costa. Não é um livro de memórias porque a análise é feita do ponto de vista histórico. O que se pode ler são capítulos dedicados à vida cultural, religiosa, estudantil e econômica. O autor é Renato Pacheco.

Romanceiro Capixaba

É editado por meio de uma associação entre a Fundação Nacional de Arte e a Fundação Ceciliano Abel de Almeida firmada em 1983. Bem recebido, o livro de Guilherme Santos Neves logo se esgotaria.

Transcorridos quase 20 anos daquela edição, a Secretaria de Cultura o inseriu na coleção José Costa. Foi preservada na íntegra a apresentação assinada por Bráulio do Nascimento, que testemunha a importância da obra do autor.

Viagem ao Espírito Santo e Rio Doce

Relata a viagem de Auguste de Saint-Hilaire, permitindo o conhecimento sobre o Espírito Santo dos primeiros 25 anos do século XIX. Saint-Hilaire aponta como foi domada a terra capixaba, registra com censura a expulsão dos indígenas das vastas terras que antes possuíam sem concorrência e ainda expressa indignação contra o uso e abuso da mão de obra nativa, praticamente reduzida à escravidão.

Viagem à Província do Espírito Santo

Contribui para a recomposição do quadro sociocultural do Espírito Santo no Segundo Reinado. O livro de Auguste-François Biard foi traduzido por José Augusto Carvalho e conta com desenhos retratando paisagens e situações vistas e vividas pelo autor.

O poeta da cidade - Elmo Elton: vida e obra

Coletânea de textos escritos por Elmo Elton, conhecido como "o poeta da cidade". Declarou sua paixão por Vitória por meio de diversos escritos, tanto em prosa quanto em verso. Em sua primeira publicação, "Cantares de um terno filho do mar", de 1944, o mar sempre foi uma inspiração para sua obra, onde ele captou com sensibilidade poética, a alma da ilha de Vitória.

Última atualização em 11/05/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica