Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Coleção Roberto Almada traz biografia de autores capixabas

Confira as produções da Coleção Roberto Almada, editada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A Árvore das Palavras - Adilson Vilaça - Vida e Obra

Dedica-se à obra do jornalista Adilson Vilaça. Na antologia A Árvore das Palavras, o professor Francisco Aurélio faz a biografia de Adilson e a análise crítica de sua obra.

Dédalo no Centro do Labirinto - Miguel Marvilla - Vida e Obra

Evidencia o poeta e contista Miguel Marvilla, capixaba de Marataízes e membro da Academia Espírito-Santense de Letras, com análise crítica da obra e biografia do autor feitas por Joana D'Arc Baptista Herkenhoff. O estudo de Joana D'Arc demonstra também que o poeta começou com o mimeógrafo, combinando a arte da escrita com o fôlego de editor. A edição do livro é feita por Adilson Vilaça.

De Folhas Versadas - Roberto Almada - Vida e Obra

Inaugura a coleção contando a história do escritor, poeta e crítico literário Roberto Leite Ribeiro Almada, nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais. A biografia de Roberto e o estudo crítico de sua obra são de Deny Gomes. A organização é de Adilson Vilaça.

Inquilino da Rua da Imaginação - Fernando Tatagiba - Vida e Obra

Fábio Memelli fez o estudo crítico da obra e a biografia do autor.

Júbilo e Glória - Amylton de Almeida - Vida e Obra

Traz a biografia de Amylton de Almeida escrita pela professora e poetisa Deny Gomes. Amylton, um dos mais importantes intelectuais capixabas, dedicou-se à literatura, à dramaturgia, ao cinema e ao jornalismo. O trabalho é organizado por Adilson Vilaça.

Múltiplas Escrituras - Reinaldo Santos Neves - Vida e Obra

Possui romances e poesias. O estudo crítico da obra e a biografia de Reinaldo são de autoria de Djalma Vazzoler e Mônica A. Helcane Carvalho de Sant'Anna.

Metáforas e Hieróglifos - Bernadete Lyra - Vida e Obra

Registra importantes momentos da vida literária de Bernadete Lyra. O autor, Arthur Bogéa, começa pela biografia e cronologia da escritora e, em seguida, faz uma análise de sua obras e de seu perfil, finalizando o livro com a seleção de alguns textos. São de Bernadete As Contas no Canto, O Jardim das Delícias, Corações de Cristal ou A Vida Secreta das Enceradeiras, Aqui Começa a Dança, A Panelinha de Breu, Memória das Ruínas de Creta e Tormentos Ocasionais.

Navegante do Imaginário - Luiz Guilherme Santos Neves - Vida e Obra

Analisa obras de destaque publicadas nas duas últimas décadas pelo professor Luiz Guilherme Santos Neves, entre elas, As Chamas na Missa, Queimados, A Nau Decapitada, Torre do Delírio, Crônicas da Insólita Fortuna, Escrivão da Frota e O Templo e a Forca. O editor é Adilson Vilaça, com estudo crítico da obra e biografia do autor elaborados por Maria Thereza Coelho Ceotto.

Nomes pra Viagem - Renato Pacheco - Vida e Obra

Com análise crítica da obra e biografia do autor feitas por Andréia Delmaschio.

Porque e por quê: Blank, Sérgio Luiz - Sérgio Blank - Vida e Obra

A análise crítica da obra e a biografia do autor foram produzidas por Reinaldo Santos Neves.

Negros, índios e mestiços: estudos etnográficos - Afonso Cláudio

A obra se destaca por ter servido como base de pesquisa para "Casagrande e Senzala", de Gilberto Freyre. Os estudos tratam a questão das etnias no século XIX. 

Última atualização em 11/05/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica