Memória Viva resgata cultura popular e história da cidade

Confira as produções da Coleção Memória Viva, editada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

As Paneleiras de Goiabeiras

Analisa e descreve a organização social das paneleiras de Goiabeiras e a fabricação das famosas panelas de barro de Vitória, nas quais são feitos e servidos os dois principais pratos da culinária capixaba: a moqueca e a torta capixaba. Com fotos de Edson Chagas, a publicação tem pesquisa e texto feitos por Celso Perota, Jaime Doxsey e Roberto Beling.

Catraieiros da Baía de Vitória

Registra a atividade dos catraieiros, trabalhadores que atuam no transporte entre a capital e a cidade de Vila Velha, fazendo, em pequenos botes, a travessia na Baía de Vitória.

A pesquisa e o texto são de Luiz Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco; as fotos, de Humberto Capai. É o primeiro livro da coleção.

Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras

Descreve a vida, as origens e a atividade profissional das desfiadeiras de siri. Na Ilha das Caieiras, uma centena de mulheres se dedica à atividade, que envolve ainda pescadores e donos de restaurantes e peixarias.

Luiz Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco trabalharam na pesquisa e no texto, ficando a produção das fotos a cargo de Alexandre Krusemark.

Festa de São Pedro na Praia do Suá

Resgata a memória da Festa de São Pedro na Praia do Suá, bairro da cidade de Vitória que agrupa um grande número de pescadores entre seus habitantes. A Festa de São Pedro, com sua procissão marítima, é uma das mais antigas da cidade de Vitória.

O texto e a pesquisa são de Luiz Guilherme Santos e Renato Pacheco; a entrevista, de Léa Brígida de Alvarenga Rosa; e as fotos, de Edson Chagas e Victor Nogueira.

Os Bondes de Vitória

Trata de um elemento constante na memória dos moradores de Vitória. O texto é de Luiz Guilherme Santos Neves e a pesquisa, de Renato Pacheco.

Para ilustrar a produção, os dois professores buscaram fotos que fazem parte do arquivo de Nilton Pimenta, fotógrafo capixaba. É também em sua memória que se baseia o livro.

Os Lambe-lambes do Parque Moscoso

Narra a história de quem, há décadas, fotografa o cotidiano do Parque Moscoso, do qual fazem parte namorados e trabalhadores. O texto é de Adilson Vilaça, e as fotos de Leonardo Bicalho.

Procissão de São Benedito em Vitória

Fala sobre a devoção a São Benedito na capital. O ardor dos devotos já provocou até um cisma entre os fiéis, divididos em peroás e caramurus, no início do século XIX. O livro retrata a romaria vespertina pelas ruas ao centro da cidade, em louvor a São Benedito, cuja devoção no Brasil data do século XVIII.

Luiz Guilherme Santos Neves se dedicou à pesquisa e ao texto; Léa Brígida de Alvarenga Rosa, à pesquisa oral. Complementam a publicação o trabalho fotográfico de Alexandre Krusemark.


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)