Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Centros de Ciência e Educação

Os Centros Municipais de Ciência, Educação e Cultura funcionam com boas opções para crianças, adolescentes, moradores e turistas, inclusive com programações especiais. Em todos os locais, a entrada é gratuita.

Centro de Ciências, Biologia e História

Samira Gasparini

professor mostrando a alunos animais marinhos em aquário

A Escola da Ciência - Biologia e História (ECBH) é um centro de ciência, educação e cultura que destaca a natureza e a cultura regional através de uma exposição centrada em temáticas capixabas.
O acervo possui maquetes do patrimônio histórico regional, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, artesanato doméstico, alimentos resinados, painéis, fotografias, animais taxidermizados e espécies vivas em aquários, dentre outros elementos.

A ECBH foi inaugurada em 13 de novembro de 2001 e é administrada pela Prefeitura Municipal de Vitória através da Secretaria de Educação.Grupos formados por mais de 10 pessoas precisam agendar a visita com antecedência..

A visitação é gratuita. O agendamento é feito pelo telefone ou na própria unidade

Onde fica

Avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste (Sambão do Povo).

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Durante as férias de janeiro, a Escola da Ciência - Biologia e História funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.  

 Tel. (27) 3332-1612

Última atualização em 25/01/2016

Voltar para o topo

Centro de Ciências Física

Carlos Antolini

Professor mostrando equipamento da Escola da Ciência Física a alunos

A Escola da Ciência - Física tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. O objetivo é despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos.

Durante a visitação, um monitor apresenta ao público todos os equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.



As visitas são gratuitas e grupos acima de 10 pessoas precisam agendar a visitação, pois requerem monitores exclusivos.

Conheça alguns experimentos

  • Parede escalada: lida com os conceitos de equilíbrio, vetor, peso e gravidade.
  • Giroscópio humano ou Gyrotec: simula a falta de orientação espacial, sensação vivida pelo ser humano na ausência de gravidade. O giroscópio é utilizado pela Agência Espacial Americana (Nasa) no treinamento de astronautas.
  • Gerador de Vande Graaff: demonstra que o atrito é capaz de produzir eletricidade. É o que acontece, por exemplo, entre as nuvens e os ventos, resultando em descargas elétricas na forma de relâmpagos.
  • Mini-hidrelétrica: produz energia elétrica por meio de um fluxo de água, como uma hidrelétrica.
  • Condutor/isolante: trabalha condutibilidade elétrica e, ao mesmo tempo, fenômenos ópticos.
  • Globodeplasma: mostra que, quando existem materiais de resistências diferentes no trajeto a ser seguido pela eletricidade, ela circula pelo de menor resistência.
  • Anel saltador: torna evidente a íntima ligação que existe entre eletricidade e magnetismo. Demonstra o princípio de funcionamento do trem-bala, que levita sobre os trilhos.
  • Velocidade do som: chama a atenção do público para a velocidade de propagação do som no ar, que é de aproximadamente 340m/s.
  • Espelho plano: ressalta a diferença que existe entre a representação natural do objeto e a imagem apresentada pelo espelho plano.

Onde fica

Rua Padre José de Anchieta, S/n,  Parque Moscoso - Ver no mapa
Telefone: (27) 3233-3556

e-mail ecienciafisica@gmail.com
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h , período de férias com horário especial.

Última atualização em 22/02/2017

Voltar para o topo

Planetário de Vitória

Elizabeth Nader

Telescópio no planetário de vitória

O Planetário de Vitória é um ambiente para visitantes de todas as idades conhecerem os planetas, as constelações, os movimentos de translação e rotação e as lendas que envolvem o universo.
A principal atração é a sessão Planetário, numa sala que tem o teto em forma de cúpula, sobre o qual se projetam imagens do céu noturno. Sentados sob a cúpula, num ambiente escuro, os espectadores são levados a uma viagem pelo cosmo, que é guiada pela orientação do monitor.

Além do Planetário, outras sessões são realizadas tratando de diversos assuntos e são abertas aos questionamentos do público.

As visitas ao Planetário são gratuitas. Para grupos acima de 20 pessoas, deve ser feito agendamento prévio.

Onde fica

Avenida Fernando Ferrari, 514, Campus da Ufes, Goiabeiras - Ver no mapa

Telefone: (27) 3227-2531. Horário de atendimento: de segunda a quarta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h; e às quintas e sextas-feiras, das 8 às 12h e das 13 às 21h.

Última atualização em 22/12/2016

Voltar para o topo

Praça da Ciência

Carlos Antolini

Menino fala em frente a espelho de som, um disco colorido que trasmite o som a distância

A Praça da Ciência oferece, gratuitamente, conhecimento e diversão em um local agradável, de frente para o mar, com segurança e amplo estacionamento, além da orientação de monitores durante a visita. As vias de circulação são livres, inclusive para cadeirantes. O acervo é composto por 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados principalmente à Física. É um local muito visitado por crianças e apreciadores da Ciência. Fotografias e filmagens são permitidas.

Oferece ainda, gratuitamente, oficinas científicas voltadas às escolas e à comunidade. Nelas, os monitores ensinam como montar experimentos utilizando materiais simples. O Relógio de Sol, por exemplo, é construído com papel cartão e latas de refrigerante.

Para grupos e escolas, é preciso agendar ligando para (27) 3345-0882.

Onde fica

Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à Curva da Jurema) - Ver no mapa.

Telefone: (27) 3345-0882

Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 8 às 12h.

Última atualização em 13/01/2017

Voltar para o topo

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica