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Observatório do Turismo

Como funciona

PMV / SEMTTRE

Observatório do Turismo - gravura ilustrativa

Vitória é reconhecida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo no País. Para que seja possível a manutenção desse reconhecimento e para que sejam criadas metas baseadas em números e estatísticas precisas e confiáveis, as ferramentas de acompanhamento e monitoramento são fundamentais nesse processo.

Pensando nesse objetivo, o Observatório do Turismo de Vitória analisa o comportamento dos fluxos turísticos na cidade produzindo conhecimento e informações com o compromisso de apoiar políticas públicas e o desenvolvimento do setor.

Metodologia

Para gerar análises confiáveis, o Observatório do Turismo segue metodologias e padrões pré-estabelecidos, orientando as pesquisas e o tratamento dos dados coletados. Em seguida, as informações são organizadas e interpretadas nos relatórios, anuários e boletins produzidos.

Com esse processo é possível compartilhar informações de uma forma concreta e sistematizada, dando suporte para tomada de decisões e tornando o destino turístico mais competitivo.

Publicações

PMV / SEMTTRE

Observatório do Turismo

(Ampliar imagem)

O Observatório do Turismo de Vitória torna pública as informações em relatórios completos e detalhados, como os Anuários Estatísticos ou nos Boletins do Turismo, que oferecem uma leitura rápida e objetiva sobre um tema específico.

Nessas publicações são monitoradas várias informações sobre o turismo na cidade, como por exemplo:

fluxo de passageiros em aeroporto e rodoviária;
impostos arrecadados pelas atividades turísticas;
mercado de trabalho na cadeia turística;
taxa de ocupação hoteleira, e
fluxo de turistas em atrativos, eventos e centros de atendimento.

Última atualização em 10/01/2017

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Anuário Estatístico do Turismo

Diego Alves

Praça dos Desejos com mar ao fundo (Vista do Hotel Sheraton

Anuário do Turismo traz informações sobre fluxo de passageiros e dados sobre os visitantes e trabalhadores do segmento

O Anuário Estatístico do Turismo 2015, publicação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), mostra um panorama do setor no mundo, no País e na capital, além de apresentar um perfil em áreas como hotelaria, trabalho e competitividade. Conheça abaixo a situação em alguns segmentos.

Turismo de negócios

O Anuário aponta Vitória como um destino turístico com vocação mais acentuada para o negócio. Em 2014, a ocupação comercial durante a semana (segunda a quinta) registrou uma média de 74,6%, enquanto a ocupação no final de semana (sexta, sábado e domingo) ficou em 56,2%. A média geral de ocupação ficou em 66,6%. Os meses de maior demanda hoteleira não acompanharam os períodos de férias escolares, o que reforça o perfil de turismo de negócios na cidade.

Economia

O impacto da cadeia produtiva do turismo na economia da capital revela que o setor representa 4,3% da arrecadação do município, com destaque para os negócios de transporte, hospedagem e alimentação (bares e restaurantes). Juntas, essas atividades representam 78,4% do Imposto Sobre Serviços (ISS) recolhido pelas Atividades Características do Turismo (ACT).

Trabalho

Em Vitória, existem quase 12 mil trabalhadores ligados às Atividades Características do Turismo (ACT), o que representa 5% do total de empregos na cidade. A maior parte desses trabalhadores atua no setor de alimentação. Bares, restaurantes e serviços de fornecimento de refeições coletivas representam, juntos, 75% do total de empregados. Profissionais com ensino médio completo representam mais da metade da mão de obra (50,7%) e 7,7% possuem graduação completa. Em relação à faixa etária, foi encontrado um perfil jovem. Cerca de 70% dos trabalhadores têm entre 18 e 39 anos, e a maior parte dos empregados (90,7%) ganha até três salários mínimos.

Competitividade

O Ministério do Turismo, o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas apuram, anualmente, o índice de competitividade dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico no Brasil. Vitória faz parte desse grupo alcançando resultados acima da média das capitais e do País em 11 das 13 dimensões avaliadas. A capital capixaba alcançou nota 73,2, enquanto a média brasileira foi de 59,5.Entre os setores avaliados, Vitória destaca-se em infraestrutura geral, marketing e programação, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial e aspectos sociais, ambientais e culturais, além de serviços e equipamentos.

Eventos

A realização de eventos que já fazem parte do calendário da cidade, como a Vitória Stone Fair, o desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória, a Mec Show, o projeto Fim de Semana na Ilha, o Festival da Torta Capixaba e a captação de outros, como a vinda de seleções que utilizaram a capital como centro de treinamento para a Copa do Mundo 2014 e o show de Paul McCartney, ajudaram a incrementar o turismo na capital.

Última atualização em 21/07/2016

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