Fórum defende tolerância religiosa e diálogo entre as diferentes religiões
O Fórum Capixaba em Defesa da Liberdade e da Tolerância Religiosa foi criado com a finalidade de promover o diálogo entre as diferentes religiões e realizar ações que contribuam para o enfrentamento às atitudes de não aceitação do diálogo interreligioso.
A tolerância religiosa é uma prática que garante um dos direitos fundamentais do homem, a liberdade de crença. Discriminar alguém por pensar ou agir de acordo com sua crença religiosa, ofender publicamente imagens e outros objetos de culto religioso, caracterizam violações a este direito.
Princípios
O Fórum surgiu em 2009 como desdobramento do "I Seminário de Intolerância Religiosa em Debate: Desafios e Superações", realizado em agosto do mesmo ano pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).
Tem como alguns de seus princípios ser um espaço aberto para reflexão, troca de experiências e criação de propostas, a fim de sensibilizar a sociedade, os integrantes das diversas religiões, o poder público e os veículos de comunicação para a questão da liberdade e da tolerância religiosa.
Reuniões
As reuniões são realizadas na primeira quinta-feira de cada mês na sede da Semcid.
Composição
É constituído por uma Comissão Executiva e por representantes de várias vertentes religiosas, dos movimentos sociais, representantes de faculdades capixabas e pessoas aliadas à questão da liberdade religiosa que aderiram à Carta de Princípios, instrumento de regulamentação do Fórum. Conta também com parceria dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Download
Carta de Princípios do Fórum Capixaba em Defesa da Liberdade e da Tolerância Religiosa
Mais informações
Avenida Maruípe, 2.544, 2º piso, Itararé (Casa do Cidadão) - Ver no mapaTelefones: (27) 3382-6697 e 3382-6699