Semáforos: sincronia e programação em tempo real

Elizabeth Nader
Instalação de semáforo na Avenida Serafim Derenze

A instalação de sinais que funcionam em tempo real constitui um avanço no sistema de sinalização semafórica de Vitória. São instalados, no asfalto, laços indutivos, que fazem a contagem de quantos veículos estão trafegando nas vias em tempo real.

A partir da contagem feita pelos laços, o controlador de tráfego se programa automaticamente, de acordo com a demanda de carros da via. Dessa forma, se uma via está recebendo muitos veículos em um determinado momento do dia, ajustes automáticos são feitos, por meio dos sinais, para que o tempo de onda verde dessa via sobrecarregada seja prolongado.

Esse sistema permite a máxima otimização da programação semafórica, gerando mais fluidez no trânsito. Em Vitória, o sistema de sinais controlados em tempo real começou a ser implantado nas avenidas Saturnino de Brito e Américo Buaiz. Futuramente, será ampliado até o Centro da cidade.

Controle do tráfego

Todas as interseções semaforizadas de Vitória são controladas pela Central de Tráfego localizada na Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). Por meio desse sistema de controle, qualquer defeito ocorrido nos semáforos da cidade é acusado na Central e corrigido imediatamente.

Desde que foi instalada, a Central minimizou os problemas relacionados aos semáforos na capital e contribuiu para o aumento da fluidez no trânsito.

Reclamações e solicitações referentes à sinalização semafórica devem ser feitas pelo 156 Online, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.

Outros serviços da Setran que podem ser solicitados pelo 156

Sincronismo

A Setran trabalha também na otimização do sincronismo de todos os 1.611 semáforos nas vias da capital, dos quais 193 estão em cruzamentos. Um exemplo do trabalho de sincronização feito pela Setran é a avenida Dante Michelini. Antes, gastava-se, em média, 35 minutos para sair do Porto do Sol e chegar até a Ponte de Camburi.

No primeiro semestre de 2009, esse percurso passou a ser feito, em média, em nove minutos. É importante ressaltar que, para que o motorista se utilize da onda verde, ele deve trafegar na velocidade regulamentar da via.


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