Escola da Ciência-Física

Carlos Antolini
Escola da Ciência Física

A Escola da Ciência-Física tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. O objetivo é despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos.

Durante a visitação, um monitor apresenta ao público todos os equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.

As visitas são gratuitas e grupos acima de 10 pessoas precisam agendar a visitação, pois requerem monitores exclusivos.

Conheça alguns experimentos

  • Parede escalada: lida com os conceitos de equilíbrio, vetor, peso e gravidade.
  • Giroscópio humano ou Gyrotec: simula a falta de orientação espacial, sensação vivida pelo ser humano na ausência de gravidade. O giroscópio é utilizado pela Agência Espacial Americana (NASA) no treinamento de astronautas.
  • Gerador de Van de Graaff: demonstra que o atrito é capaz de produzir eletricidade. É o que acontece, por exemplo, entre as nuvens e os ventos, resultando em descargas elétricas na forma de relâmpagos.
  • Mini-hidrelétrica: produz energia elétrica por meio de um fluxo de água, como uma hidrelétrica.
  • Condutor/isolante: trabalha condutibilidade elétrica e, ao mesmo tempo, fenômenos ópticos.
  • Globodeplasma: mostra que, quando existem materiais de resistências diferentes no trajeto a ser seguido pela eletricidade, ela circula pelo de menor resistência.
  • Anel saltador: torna evidente a íntima ligação que existe entre eletricidade e magnetismo. Demonstra o princípio de funcionamento do trem-bala, que levita sobre os trilhos.
  • Velocidade do som: chama a atenção do público para a velocidade de propagação do som no ar, que é de aproximadamente 340m/s.
  • Espelho plano: ressalta a diferença que existe entre a representação natural do objeto e a imagem apresentada pelo espelho plano.

Onde fica

Rua Padre José de Anchieta, S/n, Parque Moscoso - Ver no mapa
Telefone: (27) 3233-3556

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)