Hora do Planeta desperta consciência para sustentabilidade

Carlos Antolini
Hora do Planeta

Sempre no mês de março, Vitória participa, ao lado de diversas cidades no Brasil e no exterior, do movimento Hora do Planeta, ato simbólico de apagar as luzes de residências e prédios públicos durante uma hora.

O objetivo é chamar a atenção para o desperdício de recursos e estimular a sustentabilidade.

O movimento é promovido pela Rede World Wide Fund For Nature (WWF) ou Fundo Mundial Para Natureza, uma entidade não governamental criada em 1961 e presente nos cinco continentes.

Vitória foi a primeira capital brasileira a abraçar a iniciativa, em 2011, deixando apagadas as luzes de vários monumentos e prédios públicos. A sede da Prefeitura, o prédio do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) e a Ponte da Passagem são exemplos de locais que têm suas luzes apagadas para marcar a participação da capital capixaba na Hora do Planeta.

Hábitos

Os últimos dados fornecidos pela WWF são de 2013 e indicam que a Hora do Planeta conquistou adeptos em sete mil cidades, em 153 países do mundo. Todos podem participar: basta deixar apagadas as luzes de casa, do prédio, da empresa ou do comércio por apenas 60 minutos.

Também vale adotar atitudes sustentáveis no cotidiano, como, por exemplo, economizar energia elétrica aproveitando melhor a luz natural do ambiente e também com o uso de tecnologia que permita a captação de luz solar para ser transformada em energia elétrica. A substituição dos copos plásticos por canecas e garrafas não descartáveis também é interessante para reduzir o volume de lixo produzido, bem como o simples gesto de desligar a torneira ao escovar os dentes.

Os participantes assumem o compromisso de proteger o planeta, refletindo acerca das oportunidades e desafios na criação de um mundo sustentável. A data é determinada a cada ano, mas é priorizado o final de semana, para que seja possível maior adesão popular.

O mês escolhido é março por um motivo bastante curioso: o segundo e último fim de semana de março marcam a época dos equinócios da primavera e outono no hemisfério norte e sul, respectivamente, o que permite que o pôr do sol coincida em ambos os hemisférios, permitindo maior impacto visual para luzes apagadas na ação.


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)