Secretarias
Os secretários municipais são nomeados pelo Prefeito e trabalham à frente de áreas específicas e estratégicas para o bom funcionamento do município.
O que faz o Gabinete do Prefeito
A estrutura do Gabinete do Prefeito leva em conta a necessidade de assessorar o chefe do Executivo municipal no planejamento, execução, avaliação e aprimoramento de programas, ações e políticas da administração municipal, que tem a Gestão Compartilhada como uma de suas principais marcas.
A ligação entre o Gabinete e o cidadão se dá principalmente por meio da Ouvidoria, que mantém um canal de comunicação direto com a comunidade. O Gabinete também é responsável por registrar o expediente oficial do prefeito e as Leis, Decretos, Portarias, editais e ofícios expedidos pela Prefeitura.
Última atualização em 09/08/2022, às 15h30
O que faz a Secretaria Municipal de Governo
A missão da Secretaria de Governo (Segov) é assistir ao prefeito na sua representação civil e nas relações com autoridades em geral, contribuir para a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas setoriais do Gabinete do Prefeito. A Segov também trabalha para estabelecer diretrizes para atuação do Gabinete do prefeito e do vice-prefeito, promover a integração da população ao processo de gestão pública municipal e assessorar tecnicamente o Poder Executivo Municipal na articulação e acompanhamento, análise e controle dos assuntos relacionados ao Senado Federal, à Câmara de Deputados, à Assembleia Legislativa e, principalmente, à Câmara Municipal.
Última atualização em 09/08/2022, às 15h27
O que faz a Secretaria de Gestão e Planejamento
A Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges) coordena o planejamento e a execução integrada das políticas, programas e ações da administração municipal.
Dentre suas atribuições, estão:
- Planejamento: cabe à Seges a organização, a articulação para a elaboração, e o acompanhamento da execução do Planejamento Estratégico , do Plano de Metas e do Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura de Vitória, bem como o gerenciamento do sistema de acompanhamento de indicadores ObservaVix.
- Gestão: coordena, planeja, normatiza e executa os sistemas administrativos da Prefeitura, sendo responsáveis pelas seguintes atribuições: recrutamento e seleção, treinamento, apoio social ao Servidor, modernização do uso de bens e equipamentos da administração municipal, controle do material permanente e de consumo, manutenção da frota, remuneração de pessoal, patrimônio e memória de arquivos, além de compras e licitações. A área de Gestão também administra a Escola de Governo.
Transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais
Para dar publicidade e transparência aos processos de aquisições e contratações do município, a Prefeitura de Vitória promove a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais.
A transmissão ao vivo é uma determinação do decreto nº 17.909/2019, que institui a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais.
Para acompanhar as sessões ao vivo acesse um dos endereços abaixo:
- Licitações da Secretaria de Gestão e Planejamento - Seges.
- Licitações da Secretaria de Obras - Semob;
Após o encerramento de uma sessão ao vivo, ficará disponível, em um dos endereços acima, o vídeo gravado que poderá ser consultado a qualquer tempo.
Outros serviços
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento - Seges
- Regimento Interno
- Fale conosco
Última atualização em 09/08/2022, às 15h19
O que faz a Secretaria Municipal de Saúde

Gestão da Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) têm como missão planejar e executar as ações de saúde em Vitória, visando à efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a garantia dos princípios da universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde e o compromisso com a defesa da vida.
Em 2008, a capital assinou um Termo de Compromisso de Gestão (TCG), assumindo a Gestão da Média Complexidade e alta complexidade ambulatorial. A Semus traça políticas públicas de saúde, estrutura os serviços e oferece atendimento básico e de urgência médica em seus prontos-atendimentos e unidades de saúde, como consultas e exames especializados, para os moradores de Vitória. Também é de responsabilidade da secretaria a estruturação e o desenvolvimento de ações do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Estrutura Organizacional
Legislação
- Constituição Federal 1998 - Artigos 196 a 200
- Leis do SUS - 8.080/1990 e 8.142/1990
Planejamento
- Pactos;
- Plano Municipal de Saúde (PMS);
- Programação Anual de Saúde (PAS);
- Relatório Anual de Gestão.
Prestação de Contas
Controle Interno e Auditoria
O controle interno da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS é exercido pelo Sistema Municipal de Auditoria em Saúde, componente do Sistema Nacional de Auditoria (SNA/SUS), que abrange a Gerência de Auditoria e os setores de Controle e Avaliação, instituído por meio do Decreto Municipal nº 10.951/2001 e pela Controladoria Geral do Município, no que se refere aos mecanismos que visam à garantia da aplicação dos recursos públicos em conformidade com os bons princípios da administração pública e com a legislação vigente.
Os relatórios de auditoria são publicados no endereço consultaauditoria.saude.gov.br.
As prestações de contas da SEMUS são encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde por meio de relatório resumido das auditorias e recomendações realizadas.
Dados Abertos
As bases de dados de diversas informações da SEMUS, como contratos, convênios, despesas e pessoal são disponibilizadas em formato aberto no Portal de Transparência do município.
Também são disponibilizados no endereço opendatasus.saude.gov.br base de dados de diversas informações como mortalidade, nascidos vivos, síndrome gripal e campanha de vacinação contra COVID-19 em formato de dados abertos.
Assistência à Saúde
Unidades de saúde
As unidades de saúde de Vitória funcionam de segunda a sexta-feira.
Minha Saúde
Você pode acompanhar o cuidado da sua saúde: agendar consultas e exames, visualizar resultado de exames laboratoriais, acompanhar o agendamento de consultas e exames especializados e o histórico de suas consultas, encontrar o arquivo de declarações e atestados, e ainda, acessar o histórico de notificações de doenças.
- Minha consulta/agendamento;
- Minha consulta/confirmação;
- Consultar agendamento;
- Minha especialidade;
- Agendamento de teste rápido e vacinação;
- Atestado médico;
- Declaração de comparecimento;
- Resultado de exame laboratorial;
- Notifica Vitória;
- Doenças monitoradas na capital;
- Verificação e validação de assinatura digital de profissionais da saúde.
Coronavírus
Nos endereços abaixo estão disponíveis informações e orientações sobre COVID (planos, dúvidas, legislação), Painéis Epidemiológicos (Gripe e COVID) e Painel de Vacinas plicadas.
Além das informações acima, no Portal de Transparência do município também são publicadas as contratações emergenciais celebradas pela secretaria no contexto da pandemia.
Temas em Saúde
- Saúde da Criança e do Adolescente;
- Saúde do Adulto;
- Saúde Mental;
- Prevenção de Violência;
- Lista de Medicamentos;
- Saúde do Viajante;
- Saúde e Meio Ambiente.
Contratos e Convênios
Os contratos e convênios celebrados pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Saúde estão disponíveis no Portal de Transparência do Município, nas opções Contratos e Convênios.
Controle Social
Conselho Municipal de Saúde e Conselhos Locais de Saúde
O controle social é um dos fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecido na Constituição de 1988. É uma forma de aumentar a participação popular no gerenciamento da saúde no país. Embora não seja a única forma de garantir a participação da comunidade na saúde, o Conselho Municipal de Saúde, assim como os Conselhos Locais de Saúde desempenham um papel importantíssimo no controle social na área da saúde.
Nos endereços abaixo estão disponíveis mais informações sobre a atuação desses conselhos, bem como sua legislação e documentos pertinentes.
Conferência Municipal de Saúde
As Conferências Municipais de Saúde têm como objetivo incentivar moradores, profissionais e trabalhadores de saúde a discutirem os serviços municipais de saúde, a fim de apresentarem propostas para a formulação das políticas públicas do setor, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba mais sobre a 11ª Conferência Municipal de Saúde, que foi a última promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Conselho Municipal de Saúde.
Indicadores da Saúde
Acompanhe no Observa Vix os indicadores de saúde de Vitória.
Notícias em Saúde
Acesse no endereço abaixo notícias sobre ações da Prefeitura de Vitória na área de Saúde
Notícias da da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS
Ouvidoria (Fala Vitória 156)
Solicitações, dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser registradas.
- Pela internet, preenchendo este formulário;
- Pelo telefone 156, utilizando o Serviço Fala Vitória 156, com custo de ligação local.
Gestão de Pessoas
Vigilância em Saúde
- Vigilância Sanitária;
- Vigilância em Saúde do trabalhador;
- Vigilância Epidemiológica;
- Centro de Vigilância em Saúde Ambiental.
Audiências Públicas
Transmissão Online pelo Portal da Câmara Municipal de Vitória.
Última atualização em 09/08/2022, às 15h10
O que faz a Secretaria Municipal de Segurança Urbana

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) foi criada pela Lei 6.529/2005, sendo suas atribuições definidas pelo Artigo 18. A secretaria trabalha para propor e executar ações de prevenção à violência e à criminalidade a partir de estratégias de inclusão social, desenvolvendo ações para um trânsito mais humano e seguro, buscando a participação comunitária no desenvolvimento das ações e atuando de forma efetiva no monitoramento da cidade, através do sistema de videomonitoramento que contribui para a gestão do município, garantindo o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos.
A Guarda Civil Municipal é subordinada à Semsu e responde por parte dos projetos da secretaria. A atuação dos Agentes de Trânsito e dos Comunitários de Segurança obedece as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria Municipal de Segurança Urbana
- Regimento Interno
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Última atualização em 09/08/2022, às 15h29
O que faz a Secretaria Municipal de Obras

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) é responsável por executar obras de infraestrutura urbana e saneamento, construção de equipamentos públicos.
Disponibilizar a Tabela de Custos Referenciais também é responsabilidade da Semob.
Transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais
Para dar publicidade e transparência aos processos de aquisições e contratações do município, a Prefeitura de Vitória promove a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais.
A transmissão ao vivo é uma determinação do decreto nº 17.909/2019, que institui a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações presenciais.
Para acompanhar as sessões ao vivo acesse um dos endereços abaixo:
- Licitações da Secretaria de Obras - Semob;
- Licitações da Secretaria de Gestão e Planejamento - Seges.
Após o encerramento de uma sessão ao vivo, ficará disponível em um dos endereços acima, o vídeo gravado que poderá ser consultado a qualquer tempo.
Outros serviços
Última atualização em 09/08/2022, às 15h20
O que faz a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) foi criada com a proposta de consolidar a Política Municipal de Meio Ambiente.
São atribuições da Semmam cadastrar, licenciar, monitorar e fiscalizar condutas, processos e obras que causem ou que possam degradar a qualidade ambiental; estimular e realizar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de caráter científico, tecnológico, cultural e educativo, objetivando a produção de conhecimento e a difusão de uma consciência de preservação ambiental; conceder licenciamento ambiental para atividades e obras; monitorar níveis sonoros em quaisquer estabelecimentos e medir a balneabilidade das praias.
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
- Regimento Interno
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- Plantão: Para resgate de animais silvestres ligue (27) 99724-2788, qualquer dia e horário.
Última atualização em 09/08/2022, às 15h25
O que faz a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) planeja ações estratégicas que promovam os desenvolvimentos econômico e social de Vitória, a redução do déficit habitacional e a regularização fundiária.
A Sedec é responsável pela gestão urbana, realizando a análise de novos empreendimentos e a fiscalização de obras, calçadas e posturas. Além disso, a secretaria faz projetos que visam à mobilidade em um âmbito global e planeja projetos de revitalização dos imóveis históricos e do Centro de Vitória. Outras atribuições são conceder licenciamentos para a realização de eventos de pequeno a grande porte na capital e acompanhar a evolução da ocupação urbana e a aplicação das normas urbanísticas.
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade
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Última atualização em 09/08/2022, às 15h21
O que faz a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

A Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) promove o acesso à prática de atividades sociais, recreativas, comunitárias e de lazer.
É missão da Semesp apoiar o esporte na capital, seja concedendo apoio financeiro a atletas ou para a realização de eventos esportivos. Há o compromisso de levar lazer e entretenimento às comunidades de Vitória para a promoção do desenvolvimento da atividade física. Outra atribuição é estimular a formação de atletas amadores e profissionais. A secretaria trabalha para disponibilizar escolinhas de esportes em diversos bairros e locais para a melhoria da qualidade de vida de alunos de 7 a 17 anos.
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
- Regimento Interno
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Última atualização em 09/08/2022, às 15h26
O que faz a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) planeja, coordena e gerencia a implementação das políticas municipais de transporte, trânsito e de infraestrutura viária e de iluminação pública.
Na área do trânsito, a Setran planeja, executa e regulamenta a utilização e interdições das vias públicas, além de promover ações educativas. No setor de transportes, planeja, fiscaliza e controla os serviços prestados pelas empresas privadas de transporte coletivo e seletivo, por ônibus e microônibus, além de ser responsável pela manutenção dos abrigos de passageiros e pelo gerenciamento do serviço de táxi.
No campo da infraestrutura urbana, a Setran administra as intervenções feitas nos espaços públicos pelas concessionárias de serviços de telefonia, água e esgoto, TV a cabo, entre outros. Também é de competência da Setran planejar, implementar e manter a estrutura de iluminação pública da cidade.
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana
- Regimento Interno
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Última atualização em 09/08/2022, às 15h27
O que faz a Secretaria Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) é responsável pela condução da política cultural do município de Vitória, sendo ligados a ela dois conselhos formados por representantes da sociedade civil: Conselho Municipal de Cultura e Comissão Normativa da Lei Rubem Braga e órgãos de ação cultural.
A Semc promove o planejamento e fomento das atividades culturais, por meio de Editais; valoriza as manifestações culturais que expressam a diversidade; preserva e valoriza o patrimônio cultural material e imaterial da capital; promove intercâmbio cultural nos âmbitos regional, nacional e internacional, entre outras atribuições.
Última atualização em 09/08/2022, às 15h28
O que faz a Secretaria Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Vitória.
A Semas desenvolve programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua. O órgão também responde pelo desenvolvimento das ações de segurança alimentar e nutricional e pela Defesa Civil.
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria Municipal de Assistência Social
- Regimento Interno
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Última atualização em 09/08/2022, às 15h26
O que faz a Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria de Educação (Seme) é responsável por assegurar a organização eficaz do ensino da aprendizagem e ofertar a educação infantil e o ensino fundamental.
Cabe à Seme desenvolver políticas pedagógicas para promover a interação de escolas, pais, alunos e comunidades; promover o bem-estar dos estudantes através de atividades fora da sala de aula, com programações culturais e esportivas; promover o desenvolvimento da tecnologia em educação na rede municipal de ensino; assegurar padrões de qualidade de ensino e implantar políticas públicas de democratização do acesso ao ensino fundamental e de inclusão social.
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria Municipal de Educação
- Regimento Interno
- Plano Municipal de Educação
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Última atualização em 09/08/2022, às 15h08
O que faz a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho

A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) tem como meta a construção de uma cultura cidadã de direitos humanos e de paz e a defesa da igualdade racial e de gênero.
O trabalho é feito em parceria com as lideranças comunitárias, conselhos e equipamentos locais. São eixos de atuação dessa secretaria, por meio da Casa do Cidadão: acesso à Justiça e Documentação Civil Básica; Promoção da Igualdade de Gênero; Promoção da Igualdade Racial; Atendimento à Mulher em Situação de Violência; e Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor, através do Procon Municipal.
Nas políticas voltadas para juventude a Secretaria conta com três equipamentos:
Casa da Juventude, Centro de Referência da Juventude (CRJ) e Núcleo Afro Odomodê.
Nesses espaços são realizadas atividades culturais, oficinas e diálogos sobre representatividade e protagonismo juvenil.
Na área de Trabalho, faz a articulação do trabalhador desempregado, de baixa renda ou de baixa qualificação profissional com o mercado de trabalho da região metropolitana, através da Agência Municipal do Trabalhador. É de sua responsabilidade, ainda, a oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional
- Carta de Serviços
- Organograma da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos
- Regimento Interno
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Última atualização em 09/08/2022, às 15h18
O que faz a Secretaria Municipal de Fazenda
A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) é responsável pela gestão financeira e tributária do município. Ela é composta por quatro subsecretarias: Subsecretaria de Orçamento e Finanças, Subsecretaria de Receita, Subsecretaria de Contabilidade e Subsecretaria de Tecnologia da Informação.
Entre suas atribuições estão dirigir e executar as políticas e a administração tributária, fiscal, econômica e financeira do município; exercer a administração e cobrança da dívida ativa; promover o equilíbrio entre receita e a despesa para garantir o desenvolvimento da cidade e a qualidade na prestação de serviços; controlar os investimentos públicos e a dívida pública e oferecer consultoria e assessoria financeira, orçamentária e contábil aos órgãos e entidades da administração direta e indireta.
Última atualização em 09/08/2022, às 15h08
O que faz a Controladoria Geral do Município

A Controladoria Geral do Município (CGM) coordena as atividades relacionadas ao Sistema de Controle Interno, prestando, como órgão central, orientações normativas aos órgãos que compõem o referido sistema.
A CGM tem entre suas competências realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Administração Municipal, conforme preconiza o art. 70 da Constituição da República de 1.988.
Suas ações visam garantir a defesa do patrimônio publico, por meio de controles internos diversos, inclusive com a realização de auditorias e implementação de procedimentos de prevenção e combate à corrupção. Atua ainda na promoção da transparência da gestão, do acesso à informação e fomento do controle social, sendo responsável por acompanhar os pedidos de informações realizados com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) registrados no Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e gerir o Portal de Transparência do município, garantindo sua atualização constante.
Para que seus objetivos sejam atingidos, a CGM é dividida em quatro áreas de atuação: Controle Interno; Auditoria Interna; Integridade, Transparência e Prevenção a Corrupção; e, Acompanhamento de Contratos e Convênios. Sua estrutura organizacional é regulamentada por meio do Decreto nº 16.561/2015.
Saiba mais
Última atualização em 24/01/2023, às 12h41
O que faz a Procuradoria Geral do Município
A Procuradoria Geral do Município (PGM) é uma instituição permanente e essencial ao exercício da função administrativa e da atuação na defesa judicial do Município. Com nível hierárquico de secretaria municipal, é responsável, em toda a sua plenitude, pela defesa de interesses da municipalidade em juízo e fora dele, bem como pelas funções de consultoria jurídica, ressalvadas as competências das entidades da administração indireta, sob a égide dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Composta de Gerências Especializadas, por matéria distribuídas nas áreas de Agentes Públicos (GAP), Fiscal (GF), Tributária (GT) e Urbanística alcançando matérias residuais (GU), a PGM atua no plano administrativo e judicial, garantindo a aplicação irrestrita da legalidade no poder público. Por isso, pauta suas ações pela convicção de que na administração pública não há caminhos a seguir fora da ordem normativa.
Trabalhando de forma preventiva, contribui ainda para a elaboração de políticas públicas voltadas para a consolidação da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida em Vitória.
Serviços da Procuradoria Geral do Município
- Assessoria Jurídica ao Município e seus agentes;
- Ações ou Defesas Judiciais envolvendo o Município;
- Não presta serviços de assessoramento a particulares;
- Interesses em prevenção de litígios com o Município: estamos à sua disposição!.
A Procuradoria Geral do Município (PGM) fornece aconselhamento jurídico e representação judicial para o Município de Vitória, o Chefe do Poder Executivo e as Secretarias Municipais na elaboração e melhorias nas políticas públicas, na parte jurídica. Os Procuradores Municipais fornecem assessoramento jurídico, comparecem a reuniões, audiências, sessões dos tribunais, realiza pesquisas jurídicas e oferece pareceres consultivos, responde solicitações para redação ou revisão de procedimentos licitatórios, contratos, convênios, consórcios, leis, decretos e outros documentos jurídicos.
A Procuradoria não fornece serviços jurídicos a particulares. Em caso de necessidade de informação jurídica sobre direitos seus, inclusive envolvendo o Município, particulares devem buscar aconselhamento com o profissional de sua confiança.
A Procuradoria está aberta para a prevenção e extinção de litígios, tanto impedindo novos processos quando puderem ser resolvidos mediante o diálogo, bem como para encerrar litígios já em andamento, também mediante solução dialogada, quando isto for possível seguidos todos os Princípios Constitucionais da Administração Pública. Todos estes diálogos ocorrerão mediante agendamento, de forma democrática.
Última atualização em 09/08/2022, às 15h22
O que faz a Central de Serviços
A Central de Serviços foi criada pela Lei n° 9.131/2017 e regulamentada pelo Decreto n° 17.000/2017.
A principal finalidade da Central de Serviços é o atendimento às demandas da cidade, com eficácia e rapidez. É responsável pelos serviços de manutenção das vias públicas, praças, calçadas, ciclovias, rede de drenagem, limpeza urbana, destinação de resíduos sólidos domiciliares e de saúde, além da administração dos dois cemitérios municipais, recolhimento de móveis usados e doação, por meio da Secretaria de Assistência Social, para famílias carentes, entre outras atribuições.
Última atualização em 09/08/2022, às 15h24
Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória
A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) é uma empresa pública municipal, pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de sociedade anônima e que iniciou suas atividades em 1987. Tem como único acionista o município de Vitória.
Instrumento de negócios da Prefeitura, é responsável por analisar conjunturas econômicas, desenvolver estudos e pesquisas, contratar projetos de viabilidade técnica e econômica, com o objetivo de fomentar e desenvolver a economia da cidade nos médio e longo prazos.
Por meio de concessões e de parcerias público-privadas, desenvolve projetos de alta complexidade e longa maturação. É responsável, também, pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de tornar Vitória uma cidade cada vez mais inteligente e humana.
A carteira de projetos da empresa inclui, dentre outros, o Parque Tecnológico de Vitória, empreendimento cujo primeiro prédio começa a ser construído em 2017 e que tem potencial para mudar a matriz econômica do município. Também são geridas pela CDTIV as Parcerias Público-Privadas (PPP's) e as concessões de imóveis públicos municipais. A empresa administra ainda o Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitec), por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.
Essas atividades promovem o município de maneira sustentável, distribuem renda, qualificam a força de trabalho local, preservam o patrimônio, aproximando comunidades e sociedade.
Por meio do Centro de Apoio ao Empreendedor, ainda ajuda a formalizar e fomentar novos negócios em Vitória.
Turismo
Na área de Turismo, atua de forma integrada no planejamento dos objetivos e metas governamentais; coordena a execução das políticas e diretrizes da administração municipal para o desenvolvimento do turismo no município; trabalha na proteção ao turista e na oferta de meios para a divulgação da cidade.
Para informações sobre o programa Artes na Praça, feiras comunitárias e food trucks, os cidadãos podem entrar em contato com o telefone (27) 99651-9408.
Última atualização em 23/01/2023, às 15h55