Anexos

O Plano Diretor Urbano de Vitória (PDU), a Lei nº 9.271/2018, possui 21 anexos que auxiliam o entendimento da aplicação das regras urbanísticas com desenhos, mapas e tabelas com os parâmetros do uso e da ocupação do solo na cidade.

Para facilitar a consulta, eles foram organizados em cinco blocos temáticos:

  • Zoneamentos (Anexos 1 a 3 e 10 a 13): tratam do macrozoneamento estabelecido para todo o território municipal, os zoneamentos urbanísticos que, nesta edição do PDU, além do mapa de zonas, traz também um específico para definir os limites de alturas dos empreendimentos. Há também os que apontam áreas específicas marcadas como zona de ocupação preferencial e como de ocupação especial, como o Centro, o aeroporto e o porto. Finaliza esse bloco, o mapa de bacias críticas, que traz informações sobre as áreas com drenagem mais comprometida de Vitória.
  • Sistema viário e cicloviário (Anexos 4 a 7): caracterizam as vias e ciclovias existentes no município. Também apresentam as ações de planejamento urbano nesse tema. Portanto, é possível encontrar os trechos no qual incidem as regras sobre ampliação do sistema viário e requalificação urbana, além das áreas afetadas pelo futuro corredor de transporte metropolitano.
  • Regras de uso e ocupação do solo (Anexos 8 e 9 e 14 a 18): tratam das regras para construção de edificações em qualquer parte da cidade e definem padrões para a instalação das atividades econômicas de acordo com seu grau de impacto. Também auxiliam na definição de limites dos lotes, arborização em estacionamentos, dimensionamento dos afastamentos laterais e fundos, vias com restrição para abertura de garagem e exigências de vagas por tipo e porte das atividades.
  • Interesse de preservação (Anexos 19 e 20): o município apresenta seu patrimônio protegido natural e edificado, além de mostrar também as áreas que possuem valor paisagístico que se pretende conservar.
  • Glossário (Anexo 21): conceitua os termos e nomenclaturas da lei.

Categoria 01: Zoneamentos

Categoria 02: Sistema Viário e Cicloviário

Categoria 03: Regras de Uso e Ocupação do Solo

Categoria 04: Interesse de Preservação


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)