Publicada em 27/03/2020, às 12h29

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Árvores com risco de queda recebem serviço de manejo na cidade


Divulgação Semmam
Semmam
Equipe está nas ruas para fazer o manejo de árvores com risco de queda (ampliar)

Os serviços de manejo de árvores, compreendendo especialmente podas, retiradas e plantios de espécies, são mantidos pela Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) conforme necessidade e viabilidade técnicas, mesmo durante a pandemia do coronavírus.

A gerente de Áreas Verdes, Giselle Guimarães, conta que são priorizadas as situações de risco iminente e casos extremos de interferência em áreas urbanas ou impactos ambientais. 

"Priorizamos serviços como retiradas de árvores com risco de queda, podas de galhos secos ou com risco de queda, podas em conflitos com fiações elétricas, em conjunto com a EDP, entre outros", disse.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, o manejo de arborização é um serviço essencial e deve ser mantido para evitar possíveis acidentes.

Os serviços de irrigação das áreas verdes e das mudas de árvores recém-plantadas também estão mantidos. 

Plano de contingência

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a empresa contratada para manutenção de áreas verdes elaborou um plano de contingência visando à prestação segura e eficiente desses serviços no dia a dia para a contenção da transmissão do novo vírus e preservando o meio ambiente. São estas as orientações:

  • Afastamento dos empregados dos grupos de risco (idosos, doenças crônicas, grávidas e lactantes);
  • Orientações sobre a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) já determinados para a operação rotineira e adoção dos padrões de higienização para as suas atividades, além de evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Orientações sobre a verificação constante dos EPI’s, principalmente as luvas, e substituir imediatamente aquelas que apresentarem qualquer dano;
  • Reprogramação dos turnos e jornadas das equipes, para evitar aglomerações nas garagens e locais de início e fim das atividades;
  • Intensificação da higiene dos EPI´s, vestiários, refeitórios, veículos e demais locais de trabalho;
  • Reforço do estoque de insumos básicos para a continuidade da prestação dos serviços.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)