Publicada em 31/03/2020, às 18h04

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi

Cerco Inteligente de Segurança ajuda a recuperar nove veículos em 15 dias


Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança ajuda a recuperar 259 veículos
Cerco Inteligente de Segurança ajudou a recuperar um veículo Fiesta nesta última segunda (30). Foi o 259º veículo apreendido pelo sistema

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar nove veículos com restrição de furto ou roubo nos últimos 15 dias. O trabalho de recuperação dos carros, realizado por agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar, resultou na prisão de 12 pessoas durante o período. Desde sua criação, há dois anos, o sistema já ajudou a recuperar 259 veículos.

A última apreensão aconteceu na manhã desta última segunda-feira (30), no bairro Universitário. Agentes da Guarda localizaram um Fiesta sedan com restrição de furto e roubo. Dois suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais.

Parceria

As recuperações de veículos nos últimos 15 dias, período em que a população está em isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, reforçam a importância do trabalho integrado da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Dos nove carros abordados após a passagem pelas barreiras do Cerco Inteligente, cinco foram recuperados pela PM e quatro, pela Guarda. Em todas ações, suspeitos foram conduzidos à delegacia.

"O Cerco Inteligente de Seguraça já comprovou sua eficácia na redução de furto e roubo de veículos e também de demais crimes contra o patrimônio. Neste período de isolamento e com as ruas mais vazias, ele se mostra novamente uma ferramenta de extrema importância para auxiliar os trabalhos das equipes de rua da Guarda Municipal e da Polícia Militar", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Leonardo Silveira
Sala de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal
Quando o veículo passa por uma das barreiras, um alarme é disparado na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom)

O sistema

O Cerco Inteligente de Segurança conta com 22 barreiras de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Essas câmeras registram, 24 horas por dia, a passagem de todos os veículos.

Quando algum veículo com restrição de furto e roubo ou associação criminosa (quando usado para cometer crimes) passa por uma das barreiras, um alarme é disparado na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom).

Imediatamete, as informações do veículo e o trajeto que ele está fazendo são informados às equipes de rua da Guarda Municipal e da PM, que fazem buscas para realizar a abordagem. As 259 recuperações já realizadas com a ajuda do sistema resultaram em 364 suspeitos conduzidos à delegacia. Por associação criminosa, foram 96 abordagens e 127 conduzidos.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)