Publicada em 15/10/2015, às 13h58

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Circuito ArtES começa nesta quinta com mais de 70 artistas


Imagem divulgação
Circuito de Artes
Memorial da Paz está sediando uma mostra coletiva

Um mês de exposições, workshops, palestras, rodas de conversa e um panorama da produção de artes visuais. Assim é o primeiro Circuito ArtES, que reúne quatro espaços públicos, três municípios da Grande Vitória, 20 ateliês e galerias, 64 atividades, 30 empreendimentos e 73 artistas envolvidos.

O lançamento do Circuito ArtES acontece nesta quinta-feira (15), a partir das 17 horas, no auditório da Rede Gazeta, com a palestra "A importância da arte em tempo de crise", com Fernando Mendes Pessoa. Professor de Filosofia da Ufes, ele organiza, desde 2006, os Seminários Internacionais Museu Vale, um evento anual de filosofia e arte.

As ações acontecem em espaços como o Casarão Cerqueira Lima, no Centro, e o Memorial da Paz, Praça do Papa, com trabalhos nas mais diversas áreas, como pintura, cerâmica, mosaico, artes literárias e audiovisual, apresentando a pluralidade da produção capixaba.

"Com a participação do Memorial da Paz e do Casarão Cerqueira Lima nesta primeira edição do Circuito ArtES, esperamos contribuir para o encontro do público com a produção local e para o fortalecimento de uma rota de museus, galerias e espaços culturais espalhados pela cidade", disse a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

Memorial da Paz

A Galeria Memorial da Paz, localizada na Praça do Papa, recebe a mostra coletiva de Thiago Christo, Sirlane Fernandes e Wagner Modenesi. No dia 20 de outubro, a partir das 19 horas, acontece a vernissage da exposição. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados e domingos, das 12 às 16 horas.

Casarão Cerqueira Lima

O Casarão Cerqueira Lima, localizado na rua Muniz Freire, na Cidade Alta, no Centro, recebe os trabalhos de Alyne Favoretti, Romário Batista e Zuilton. Nesta sexta (16), a partir das 16 horas, acontece uma roda de conversa com os artistas. O horário de visitação é segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes), Ufes e Rede Gazeta, e patrocínio do Sebrae-ES, Bandes e ArcelorMittal.

Confira a programação completa no site do evento: circuitoartes.com.br .

Serviço

I Circuito ArtES

Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro
Quando: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Memorial da Paz - Praça do Papa, Enseada do Suá
Quando: terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 12h às 16h.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)