Os moradores de São Pedro e Jardim Camburi têm um compromisso importante com a segurança da cidade nesta semana. As duas regiões realizam, na quarta (12) e quinta-feira (13), as eleições dos representantes do Conselho Municipal de Segurança Urbana (Comsu) de Vitória. Os eleitos terão a missão de fortalecer o diálogo entre comunidade e poder público na construção de políticas de segurança para cada território.
Assim como nas demais regionais que já passaram pelo processo, a votação ocorrerá sempre das 19h às 20h30, com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). A apuração será feita imediatamente após o encerramento da votação, e o resultado divulgado no Diário Oficial do Município.
Quem pode votar?
Podem participar moradores das respectivas regiões administrativas, desde que apresentem:
documento original com foto;
comprovante de residência emitido há até 60 dias (contas de água, luz, internet, faturas bancárias, contrato de locação, correspondências oficiais, entre outros).
O voto é secreto e facultativo e garante à população a oportunidade de escolher quem irá representar os interesses locais no debate sobre segurança urbana.
Locais de votação
* 12/11 (quarta-feira) - Regional São Pedro
Local: Emef Maria José Costa Moraes
Rodovia Serafim Derenzi, 4600 - São José
Criado em 2007, o Conselho Municipal de Segurança Urbana é formado por representantes do Poder Público -- entre eles Guarda Civil Municipal de Vitória, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros -- e por conselheiros eleitos das nove regiões administrativas da Capital.
O órgão atua como ponte entre a comunidade e a Prefeitura, colaborando na criação, avaliação e implementação de políticas públicas de segurança. A cada dois meses, os conselheiros participam de reuniões para apresentar demandas e contribuir com o planejamento voltado às necessidades específicas de cada território.
Como funciona a eleição?
Cada regional elege um conselheiro titular e um suplente, ambos com mandato de dois anos. Neste ciclo eleitoral, o voto ocorre apenas nas cinco regiões onde houve mais de um candidato. Nas demais, houve candidatura única para as vagas disponíveis, dispensando o pleito.
O processo eleitoral é conduzido por uma Comissão Eleitoral independente, garantindo transparência e lisura, com todos os dados pessoais tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Participação cidadã
A eleição do Comsu reforça a importância da participação direta da população no debate sobre segurança pública. A escolha dos conselheiros fortalece as ações de prevenção, aproxima comunidade e instituições e permite que cada território seja representado por quem vivencia o dia a dia da região.